Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Periga não ter debate para presidente no primeiro turno

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Ferreira Netto promoveu e mediou o primeiro debate político em rede nacional
Ferreira Netto promoveu e mediou o primeiro debate político em rede nacional Ferreira Netto promoveu e mediou o primeiro debate político em rede nacional

A opinião é de alguém que desde os primórdios da vida esteve envolvido com a realização de debates políticos. Toda noite tinha que colocar um no ar.

Uma honra ter participado do primeiro em rede nacional, em 1981, no SBT, entre os candidatos ao Governo de São Paulo Franco Montoro e Reinaldo de Barros, mediado pelo Ferreira Netto. E isso numa época complicada.

Foi uma epopeia a sua realização, porque Silvio Santos não queria de jeito nenhum. Até apareceu na Vila Guilherme, à noite, a primeira vez que foi lá, então sede da emissora, dizendo que, se alguma coisa saísse contra a sua vontade, apertaria o botão e tiraria o programa do ar. Olha o clima.

Mas tudo correu maravilhosamente bem. Teve debate. Debate direto. Inclusive com direito a um “cala boca”, entre outras as amenidades.

Publicidade

Mas depois desse, porque os partidos, coordenadores de campanhas e os próprios contendores entenderam assim, as muitas regras que vieram e ainda são criadas só serviram para engessar todo e qualquer confronto. “Ação entre amigos” perde.

2022 e periga não acontecer nenhum, entre presidenciáveis, neste primeiro turno. Só no segundo. Quer saber? Nada mais lógico e natural, até porque debate só existe com no mínimo dois e no máximo quatro participantes. Mais que isso não funciona. Então por que realizar?

Publicidade

Record, de cara, não quis fazer. CNN cancelou, e Band transferiu. As outras continuam resistindo heroicamente. Resta saber até quando.

Teve outra

Publicidade

1989, Record: na semana do segundo turno, o “Programa Ferreira Netto” chamou os dois candidatos, Fernando Collor de Mello e Lula, para entrevistas. Um aceitou e o outro não.

Collor no ar, liga o então presidente do TSE, ministro Francisco Rezek, pedindo para parar o programa porque faltou convidar o outro candidato. O partido, PT, estava reclamando. Informado de que o convite havia sido feito, por fax, na tarde do mesmo dia e a resposta tinha sido negativa, Rezek autorizou a continuidade. Só solicitou que uma cópia do documento chegasse às suas mãos nas primeiras horas da manhã seguinte. O que foi feito. Essas e outras várias.

Alternativa

No primeiro turno das eleições, em se tratando dos presidenciáveis, a realização de entrevistas ou sabatinas com os candidatos será a melhor saída para todas as TVs.

Aliás, algo que a GloboNews já vem realizando todas as noites.

A propósito

Na próxima semana inteirinha, o “Balanço Geral”, da Record, na hora do almoço, vai realizar sabatinas com os candidatos ao Governo de São Paulo, com apresentação do Reinaldo Gottino.

Pela ordem: Elvis César (PDT) na segunda; Vinícius Poit (Novo) na terça; Rodrigo Garcia (PSDB) na quarta; Tarcísio de Freitas (Republicanos) na quinta; e Fernando Haddad (PT) na sexta.

Atenção

Ainda em se tratando deste período eleitoral, a TV Jovem Pan promoveu uma reunião dos principais comentaristas com representantes do seu departamento jurídico.

Apenas para que exista o cuidado de evitar os “direitos de respostas”.

Maria Fernanda Cândido está em minissérie da Cultura
Maria Fernanda Cândido está em minissérie da Cultura Maria Fernanda Cândido está em minissérie da Cultura

Inglesa

Na minissérie "200 anos", criada e dirigida por Luiz Fernando Carvalho na TV Cultura, por conta do bicentenário da Independência do Brasil, Maria Fernanda Cândido interpreta Maria Graham, escritora inglesa que teve papel relevante no processo histórico da época. Próxima da imperatriz Leopoldina, ela chegou a morar com a família real.

Os figurinos da série, que estreia em 7 de setembro, são assinados por Alexandre Herchcovitch.

Sob cuidados

Depois dos problemas com a água, com direito até a uma visita da Vigilância Sanitária, as torneiras da CNN Brasil estão interditadas. Ninguém está usando.

Filtros de galão foram instalados.

Posição oficial – 1

Muita coisa foi falada sobre o “Faustão na Band” nos últimos tempos. Entre as tantas, que o programa, no ano que vem, será exibido só uma vez por semana, aos domingos.

Por favor, apague tudo que você, porventura, leu ou ouviu a respeito, porque não é nada disso.

Posição oficial – 2

A alta direção da Band, sobre o assunto em questão, pede a palavra e esclarece: “Fausto só sai do diário se quiser”.

E a informação, também correta, é que ele não quer sair. Está bem onde está. Portanto, página virada. A sua contratação e o programa diário são considerados essenciais para necessário salto de qualidade no prime time.

Cleber Machado teve seu nome incluído na lista dos falsos perfis da internet
Cleber Machado teve seu nome incluído na lista dos falsos perfis da internet Cleber Machado teve seu nome incluído na lista dos falsos perfis da internet

Falta do que fazer

Tem alguém usando o nome do Cleber Machado no Twitter, comprando briga com meio mundo e atacando vários jornalistas.

Coisa de um qualquer. Cleber, o verdadeiro, não está em nenhuma rede social.

Merece registro

Neste sábado, o comentarista e apresentador do SporTV Marcelo Barreto estará inaugurando com a Favelivro uma biblioteca em Bangu, no Rio, na comunidade de Viegas.

Iniciativa para atender diretamente 300 alunos do projeto AFA – uma escola de futebol e que estará também aberta para os moradores da região.

Amazônia

Na Rede TV!, noite deste próximo domingo, Augusto Xavier vai apresentar uma edição especial do “Documento Verdade” sobre a Amazônia.

Destaca o interesse de ONGs, entrevistas com especialistas, além de reportagens sobre a CPI e como a comunidade internacional enxerga a região.

Último

O SBT exibe neste sábado, a partir das 22h30, o último episódio da temporada do “Cozinhe Se Puder – Mestres da Sabotagem”. Otaviano Costa, apresentador, está cotado para ter um novo projeto na casa.

O chef Giuseppe Gerundino, por sua vez, foi para o “Bake Off Brasil”.

Mharessa Fernanda também no cinema
Mharessa Fernanda também no cinema Mharessa Fernanda também no cinema

Cinema

A produtora Santa Rita Filmes disparou os trabalhos do longa-metragem “Nada É Impossível”, protagonizado por Mharessa Fernanda, estrela da série “Todas as Garotas em Mim”. 

Também no elenco, Isacque Lopes e Negra Li. Direção de Ernani Nunes.

Pacto Brutal

De acordo com informações divulgadas pela HBO Max, “Pacto Brutal: o Assassinato de Daniela Perez” tornou-se a mais vista série original da plataforma no Brasil e América Latina em seus primeiros dias de exibição, superando estreias de títulos nacionais e internacionais.

Ainda segundo a HBO Max, no IMDb, uma das principais bases de dados online do mundo sobre produções audiovisuais, a avaliação do primeiro episódio chega a 9,1. A média no site é 8,9.

Bate – Rebate

• Globo está acelerando o passo na escalação de “Vai na Fé”, da Rosane Svartman, para as 19h...

• ... A ideia é fechar esse elenco já na próxima semana...

• ... Sheron Menezzes, Carolina Dieckmann e José Loreto são alguns nomes confirmados.

• Tem gente torcendo o nariz com as mudanças que a Band fez na sua programação das manhãs.

• O “Especial Caetano Veloso 80 Anos”, na Cidade das Artes no Rio, dia 7 de agosto, terá transmissão do Multishow...

• ... E, sendo domingo, está prevista também a inserção de alguns minutos no “Fantástico”.

• Milhem Cortaz é um dos nomes do elenco de “Os Outros”, série do Lucas Paraizo, para o Globoplay...

• ... Produção em curso e lançamento previsto para o começo do ano que vem.

• Em Portugal, as gravações da série “Codex 632”, produção do Globoplay e RTP, irão até o fim de agosto...

• ... Mas, por causa de compromissos com a Globo, Deborah Secco fará um bate-volta ao Rio nesse período.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.