Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prestígio da seleção brasileira na TV também observa queda histórica

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

O Brazilian Team em uma das suas últimas formações
O Brazilian Team em uma das suas últimas formações O Brazilian Team em uma das suas últimas formações

Será que o tamanho da bola da seleção brasileira tem a ver com isso? Com certeza, sim. Por que esconder ou tentar disfarçar? As suas exibições, que não são só as de agora, mas ao longo de tanto tempo, têm deixado muito a desejar e devem ter contribuído para a desimportância que veio a ter.

Houve épocas que a própria convocação dos jogadores era momento de solene importância. Aqui, no nosso quintal, se disputava ou se apostava em quantos jogadores do time do coração seriam chamados.

Os tempos mudaram. Hoje, a grande maioria dos selecionados não tem mais quase nada do futebol jogado aqui, aquele que enche os nossos estádios e confere elevados índices de audiência. Olha só o jogaço que foi Botafogo e Palmeiras. Ao contrário, a identificação com a Canarinho é perto de zero.

Um caminho sem volta.

Publicidade

Não por acaso, e sem qualquer surpresa, o fato de que, data hoje, menos de um ano para a sua realização, não se tenha nenhuma TV brasileira fechada, oficialmente, com a transmissão da Copa América de 2024, de 20 de junho a 14 de julho, nos Estados Unidos.

Alguém se lembra de algum episódio parecido antes?

Publicidade

Uma prova, provada, da própria reticência do mercado, que não aposta mais nos resultados que antes eram alcançados. Não aposta mais, ou por falta de identificação, ou de qualidade. No cara ou coroa, capaz de a moeda cair em pé.

Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira, o Cazé
Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira, o Cazé Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira, o Cazé

Página seguinte

Publicidade

Maior respeito pelo Cazé e o trabalho dele. Não, por acaso, o sucesso.

Veio a se transformar em uma figura imprescindível na internet, a ponto de inventar o seu caminho, chegar onde está e receber o reconhecimento de todos. Este é um ponto...

... O outro

É que a Cazé TV, corajosamente, veio a se colocar de forma bem importante na disputa de direitos. Já conseguiu muitos e, entre os seus vários, deixou muita gente boa na poeira. Ontem foi a vez de anunciar a próxima Olimpíada. Pontaço a favor também.

Mas o Pan-Americano, agora, vem demonstrando que a sua exclusividade não fez bem. Passa, a quem assiste, a impressão da falta de um melhor preparo para isso.

Por exemplo

Tudo bem, vale demais, até em se tratando de eventos tão importantes, temperar com suavidade e bom humor, desde que isto não comprometa a qualidade e não poder dar conta de um trabalho à altura.

Em um Pan-Americano, é imprescindível trabalhar com riqueza de informações. Saber ao menos quem está competindo e não tratar alguém, por exemplo, como “aquele lourinho”. E achar graça.

Vale o aviso

Esporte — e todas as brincadeiras em cima são perfeitamente aceitáveis — também é coisa séria. Que exige sacrifícios de muitos atletas e o dever de atender patrocinadores, algo que aqui, no nosso Brasil varonil, nunca aconteceu na forma e seriedade de outros países.

Pode brincar? Pode, claro. Deve. E o Cazé faz isso muito bem. Maior respeito. Mas também tem que saber a hora de trabalhar sério.

Referência

Voando baixo em suas respectivas áreas esportivas, Rebeca Andrade (ginástica) e Rayssa Leal (skate) são grandes esperanças de medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

O Grupo Globo, detentor dos direitos de transmissão, inclusive tem destacado a imagem das meninas, em seu plano comercial, ao mercado.

Millena Machado estreia reality
Millena Machado estreia reality Millena Machado estreia reality

Reality mecânico

Millena Machado está estreando, hoje, o “Master Mechanic Brasil”, no Canal Rural, com exibições nas próximas sextas-feiras, às 6h30, 14h e 18h30.

E que reúne competidores dos mais carismáticos e mecânicos de tratores de altíssimo nível. Millena tem experiência no ramo: foram mais de dez anos à frente do “Auto Esporte”.

Projasco

A produtora Coração da Selva, responsável por “Beleza Fatal”, alugou em Osasco/SP alguns galpões, onde estão montados os cenários da novela, que será exibida na HBO Max. Um negócio bem organizado, segundo quem teve acesso.

Os atores envolvidos, a maioria ex-Globo, batizaram carinhosamente o espaço de gravações de Projasco — numa referência ao antigo Projac.

Sem triângulos

Apesar de os últimos capítulos indicarem para isso, não estão previstos novos personagens para mexer com o romance de Caio (Cauã Reymond) e Aline (Bárbara Reis), em “Terra e Paixão”.

No ar, a novela vai até 19 de janeiro.

Cinema

Paralelo ao seu trabalho na TV, Taís Araújo começou a rodar “Doutor Monstro”, sob a direção de Marcos Jorge. Guilherme Weber, Marat Descarts, Sid Correa, Marcelina Fialho e Marrara de la Mara também estão no elenco.

Detalhe: Taís e Guilherme, que já têm parcerias nas novelas, agora se enfrentam nos tribunais, como advogados. Filmagens em Curitiba. 

Paula Toller, pé na estrada
Paula Toller, pé na estrada Paula Toller, pé na estrada

Música

Com cenografia assinada por Gringo Cardia e direção musical e arranjos do produtor Liminha, a cantora Paula Toller vai abrir a temporada da turnê “Amorosa”, em 2024, com um show em Campinas, no dia 13 de janeiro, no Royal.

Também nos planos a gravação de um novo DVD, no Rio, no mesmo mês. 

Pagodinho

A Globo marcou para 6 de dezembro um especial do “Som Brasil”, apresentado por Pedro Bial, com Zeca Pagodinho. O programa vai recriar antigos botequins do Rio de Janeiro, fazendo o artista reviver suas raízes.

Terá também depoimentos de famosos da música, como Marcelo D2, Jorge Aragão, Teresa Cristina e Arlindinho Cruz.

Voz

Antônio Viviani e Tony Astassiê, donos de vozes conhecidas de diversos prefixos, aberturas, vinhetas e comerciais, lançaram a plataforma Voz Up, que reúne locutores, locutoras, atores e atrizes com vozes únicas e renomadas.

Um trabalho da maior utilidade para peças publicitárias, vídeos institucionais e dublagens, entre outros tantos.

Bate – Rebate

• Paulo Andrade, narrador esportivo do primeiro time, está completando 20 anos de ESPN Brasil.

• Depois tem quem fale: a Rede TV! já pagou, com boa antecedência, a primeira parcela do 13º.

• Allana Lopes atingiu a marca de 521 mil seguidores no Instagram...

• ... A atriz é um dos destaques da série “Reis”, como Deanne.

• CNN Brasil estreia domingo o programa “É o Negócio”, com apresentação de Carlos Sambrana...

• ... O primeiro convidado é Rubens Ometto, presidente do Conselho de Administração da Cosan.

• Em “A Infância de Romeu e Julieta”, do SBT, vai ter um jogo de xadrez com as crianças. No ar, a partir do dia 10.

• Talitha Morete, merecidamente, tem ganhado espaço na apresentação dos programas da Globo. Não era sem tempo.

• Netflix marcou para o próximo dia 29 a estreia do especial “Deive Leonardo — A Resposta”...

• ... Leonardo contabiliza no seu canal do YouTube mais de 600 milhões de visualizações e 9 milhões de inscritos e possui mais de 15 milhões de seguidores no Instagram.

• André Mattos estreia neste domingo, no Teatro Shopping Metrô Tatuapé, 19h, o seu espetáculo de humor “Dedé Show”, escrito e dirigido por ele.

• A média dia da Record Rio, de 2ª a domingo, observou crescimento de 11% em relação ao mês passado.

Camaleoa! Relembre alguns dos visuais usados por Bárbara Borges ao longo da carreira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.