Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Flavio Ricco
Publicidade

Próximas novelas do streaming vão estrear inteiramente gravadas. Tem risco?

Beleza Fatal, Dona Beja, Guerreiros do Sol e Pedaço de Mim não poderão sofrer mudanças

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Caio Blat e Herson Capri nos bastidores de “Beleza Fatal”, novela da HBO Max
Caio Blat e Herson Capri nos bastidores de “Beleza Fatal”, novela da HBO Max Caio Blat e Herson Capri nos bastidores de “Beleza Fatal”, novela da HBO Max

Em relação às novelas, importante conteúdo da dramaturgia brasileira, existe uma razão bem simples para que elas sejam gravadas quase que simultaneamente ao seu período de exibição: o termômetro. A possibilidade de medir a sua “temperatura” o tempo todo, como elemento vital para a sobrevivência do produto.

Saber como o público reage à proposta apresentada; se alguma trama está confusa ou encontra rejeição; o tamanho mais adequado para cada núcleo, e uma maior ou menor exposição de seus personagens, conforme a aceitação de cada um. Exemplo? Clara Moneke começou praticamente como figurante em “Vai na Fé”.

Só que a audiência reagiu positivamente ao seu trabalho, e a Globo se viu obrigada a aumentar sua exposição. Terminou como destaque. 

Por aí, como se sabe, entram em cena as pesquisas e, como mais comum, os grupos de discussão, pessoas que avaliam e podem mudar o rumo de uma história. A obra aberta permite a ação de tais ferramentas e, consequentemente, mudanças para adequar um determinado conteúdo ao gosto do público.

Publicidade

Claro que nem sempre isso é possível, o que passa a exigir uma maior competência dos profissionais envolvidos e, claro, uma boa dose de sorte. Porque tem, sim, o risco de algo dar errado.

Tudo isso para chegar no atual momento das plataformas de streaming HBO Max, Netflix e Globoplay. Todas elas irão lançar novelas, a partir de 2024, inteiramente gravadas – e sem opção de alterações. Casos de “Beleza Fatal” e “Dona Beja”, “Pedaço de Mim” e “Guerreiros do Sol”, respectivamente. 

Publicidade

Fica a expectativa de como será o comportamento de cada uma, até porque, da mesma forma que o “pacote fechado” pode apresentar um problema ou outro, nada impede também o seu sucesso. As produtoras de conteúdo, roteiristas e demais profissionais envolvidos nesses trabalhos já estão há anos no mercado e passam segurança.

No streaming, o modelo de produção das novelas caminha para ser diferente do adotado pela TV aberta, que é sempre mais refém de pesquisas.

Publicidade

Cobertura especial

A GloboNews prepara uma cobertura especial para o segundo turno da eleição presidencial na Argentina. O jornalista Marcelo Lins viaja para a capital Buenos Aires nesta quinta-feira, e se junta ao correspondente Ariel Palacios para acompanhar todas as movimentações no país vizinho.

Eles farão entradas ao vivo nos telejornais durante toda a programação e, no domingo, dia 19, estarão no “GloboNews Internacional”, ao lado de Guga Chacra, para abordar os desdobramentos do resultado da eleição.

Vamos nessa

A Casablanca, uma das principais empresas do audiovisual brasileiro, também marcará presença em “Rainha da Pérsia”, próxima superprodução da Record, prevista para estrear em 2024. Ficará responsável por captação, efeitos especiais e “virtual production”.

Trata-se de uma parceria já de algum tempo e muito vitoriosa, que hoje também envolve a Seriella. 

Ingrid Conte e Bárbara França nos bastidores de “Reis – A Sucessão
Ingrid Conte e Bárbara França nos bastidores de “Reis – A Sucessão Ingrid Conte e Bárbara França nos bastidores de “Reis – A Sucessão

Últimos episódios

A 9ª temporada da série “Reis – A Sucessão” termina nesta sexta-feira.

Total de 35 episódios e aproximadamente 1400 horas no ar desde sua estreia, segundo a Seriella.

A produção volta em 2024 com a 10ª temporada - “A Decadência”.

Enquanto isso, a partir de segunda-feira, a reprise de "Jezabel" ocupará a faixa de "Reis". 

Logo ali

O Grupo Globo já está com todo seu planejamento montado para a cobertura do Lollapalooza Brasil 2024, nos dias 22, 23 e 24 de março, no Autódromo de Interlagos, que terá o grupo Titãs entre as atrações principais.

O aquecimento começa em janeiro, com ações e programas especiais no Multishow.

Paolla Oliveira ainda não passou pelo palco de teatro
Paolla Oliveira ainda não passou pelo palco de teatro Paolla Oliveira ainda não passou pelo palco de teatro

Agenda concorrida

Apesar de apoiar projetos para o teatro, Paolla Oliveira ainda não teve a oportunidade de trabalhar como atriz nesse mercado. Entre os motivos, possivelmente, as seguidas jornadas na TV e no cinema.

A Globo está para oficializar sua participação em uma próxima novela.

Correria

Antônio Calloni, escalado para o remake de “Renascer”, avalia a primeira bateria de gravações da novela em Ilhéus:

“Foram muito intensas. As poucas imagens que vi estão fantásticas e o clima de gravação é maravilhoso”, destaca o ator.

Os trabalhos prosseguem no Rio de Janeiro.

Licença-maternidade

No comando do “Mulheres”, da Gazeta, ao lado de Regiane Tápias, Pamela Domingues entrará em licença-maternidade a partir de fevereiro.

Não haverá substituta.

Documentário

O documentário “As Amazonas”, de Ingra Lyberato, deverá ser finalizado em dezembro.

Está em fase de edição, mas ainda sem data de estreia.

Cauã Reymond sonha com remake de Irmãos Coragem
Cauã Reymond sonha com remake de Irmãos Coragem Cauã Reymond sonha com remake de Irmãos Coragem

Desejo

Cauã Reymond comentou no programa de Fátima Bernardes, “Assim Como a Gente”, no GNT, que gostaria de fazer o remake do remake de “Irmãos Coragem”.

Para a coluna, a Globo informou que não existe a possibilidade de uma nova releitura da obra.

No mercado

Pelo menos dois formatos da Banijay, dona da Endemol Shine, estarão à disposição de interessados a partir da temporada de 2024.

No caso, a franquia “The Voice” e o “No Limite”. Alguém se candidata? 

Espaço

Durante esta semana, Pâmela Lucciola, da Band Bahia, comanda o “Melhor da Noite” ao lado de Zeca Camargo. Glenda Kozlowski volta ao programa na próxima segunda-feira.

Ótima essa ideia de movimentar os apresentadores das praças em um produto de rede.

Momento

Laila Garin está vivendo um momento bem especial da carreira. Além de fazer a minissérie “Fim”, do Globoplay, produção baseada no livro homônimo de Fernanda Torres, a atriz também surgirá em “Maria Bonita”, série do Star+ estrelada por Isis Valverde.

Ela viverá a personagem Federalina.

Bate – Rebate

· Fhelipe Gomes integra o elenco da série “Bárbara”, produção da Seriella para o Univer Vídeo...

· ... O ator também tem passagens por “O Tempo Não Para”, “Malhação” e “Reis”.

· Thaila Ayala finalizou a segunda temporada do seu podcast “Mil e uma T(r)etas...

· ... Renato Góes, marido de Thaila, fará a próxima novela das sete da Globo, “A Vovó Sumiu”...

· ... As gravações terão início em dezembro.

· O Telecine, em parceria com o Festival Varilux de Cinema Francês, promove sessão única e exclusiva de “Os Três Mosqueteiros: Milady’” no Brasil.

· ...A exibição será na sala de cinema montada no antigo picadeiro da Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa, no Rio, às 18h30 do próximo sábado.

· A grande quantidade de estrelas, sem dúvida, levou o Grupo Globo a se interessar pela edição 2023 do Grammy Latino, marcado para amanhã, na Espanha...

· ...Nomes como Anitta, John Leguizamo, Tiago Iorc, Shakira, Rosalía, Maluma, Andrea Bocelli, Thiaguinho, Giulia B, Juanes, entre outros.

· A atriz Pia Manfroni, conhecida por seus trabalhos em “O Quinto dos Infernos”, “Uga Uga” e “Kubanacan”, integra o elenco da série “Body by Beth”, da TNT...

· ... Diogo Vilela e Marisa Orth são os protagonistas.

· O SBT anunciou ontem a contratação de Tirullipa.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.