Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Flavio Ricco
Publicidade

Streaming precisa considerar os riscos de produzir novelas

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Laura Cardoso é uma das pioneiras da TV e das novelas no Brasil
Laura Cardoso é uma das pioneiras da TV e das novelas no Brasil Laura Cardoso é uma das pioneiras da TV e das novelas no Brasil

Novela é um brinquedo caro. O custo por capítulo pode variar um pouco de acordo com a exigência de cada trabalho, mas nunca sai por menos de R$ 1 mi, daí, também, a necessidade de oferecer ao mercado produtos suficientemente qualificados, capazes de fazer frente a esses valores.

Por aí se entenda, audiência em números significativos, resposta comercial à altura e possibilidades de novas exibições, aqui mesmo ou em outros países.

Considerando o empenho das nossas TVs em suas realizações, desde que vieram existir até os dias atuais – e lá se vão quase 72 anos só aqui no Brasil, devemos entender como um bom negócio. Que dá trabalho, mas apresenta suas recompensas.

Daí a preocupação já demonstrada pela coluna com relação ao streaming e o desejo de algumas plataformas em também se aventurarem no campo das telenovelas.

Publicidade

Antes de tudo, manda o bom juízo, botar no papel. Encarar um desafio desses, só considerando valores de assinaturas e do que se possa conseguir com vendas internacionais, será muito arriscado.

Se não entrar propaganda no meio, entre patrocínios e merchandisings ou outros meios de fazer dinheiro, será quase impossível fechar essa conta. Um mais um tem que dar dois. Sempre.

Publicidade

E a estrutura? 

Para começar do começo, outro ponto que também precisa entrar nessa “matemática” é a questão de onde fazer.

Publicidade

Além do que Globo, Record e SBT possuem, onde existem outros complexos de estúdio, com as mesmas capacidades e suficientemente aparelhados, capazes de atender tamanha demanda? São pontos, também, que devem ser considerados.

Muito provavelmente

Talvez também por isso, a morosidade da HBO Max em ainda não conseguir acelerar a sua dramaturgia.

Além do processo da fusão e de certa lentidão em tomar algumas decisões, podem passar por essas questões as razões de tanta demora.

Renata Saporito saiu da Band
Renata Saporito saiu da Band Renata Saporito saiu da Band

Saiu de vez

Renata Saporito, depois de 22 anos, negociou a sua saída do Grupo Bandeirantes. Na casa desde 2001, passou por diferentes setores da Band e BandSports, até tornar-se apresentadora.

Era um desejo dela, já há algum tempo, encarar novos desafios. No rádio, continua na Transamérica.

Deu a lógica

A derrota do Flamengo para o Independiente del Valle, nos pênaltis, final da Recopa, levou a ESPN a marcar média de 11 e pico de 13.7 pontos.

Superou de longe o recorde do primeiro jogo entre as mesmas equipes, 6.9 pontos, na semana passada.

Dedo no pudim

Parece que não sei... A Rede TV! promoveu demissões no começo da semana, todas por justa causa, amparada no fato de que alguns dos seus agora ex-funcionários vinham fazendo uso indevido de carros por aplicativo.

Se sujar por tão pouco.

A propósito

Vamos combinar que passou do tempo da velha “carteirada”. Só que na prática, parece que não.

Neste último carnaval, teve um festival delas para conseguir lugares em camarotes. No Anhembi, então, foi uma festa. O problema é zero na hora de passar vergonha.

Ronnie Von é esperado hoje na Record
Ronnie Von é esperado hoje na Record Ronnie Von é esperado hoje na Record

70 Anos

Gilberto Barros abriu a série comemorativa aos 70 anos da Record, produzida pelo “Domingo Espetacular”. Depois dele, foi a vez de Ney Gonçalves Dias, primeiro apresentador do “Cidade Alerta”.

E, neste próximo final de semana, será a vez de Ronnie Von, que entre outros trabalhos na casa, comandou “O Pequeno Mundo de Ronnie Von”. Daí o apelido de “Príncipe”. 

Agenda cheia

A partir do dia 23, Sophie Charlotte estará nos cinemas com “O Rio do Desejo”, vivendo Anaíra, uma mulher disposta a desafiar as leis da paixão e do amor.

Em abril, no dia 5, voltará como Maíra, em “Todas as Flores”, no Globoplay. Já em 21 de setembro, atenções voltadas para “Meu Nome é Gal”, em cinemas de todo o país.

Elaine Bast em acertos com a Pan
Elaine Bast em acertos com a Pan Elaine Bast em acertos com a Pan

Será?

A Globo solicitou o registro da marca “Bar do Gogó”.

Pelo jeitão, indica algum projeto humorístico com Mauricio Manfrini, o Paulinho Gogó. Tomara.

Sessentinha

Serginho Groisman está afinando todos os detalhes, para a gravação de um especial do “Altas Horas”, na semana que vem, como início oficial das comemorações dos 60 anos da Xuxa. 

No dia 27 é o aniversário dela.

Muito próxima

Não está fechado ainda, mas em se tratando de Elaine Bast faltam apenas detalhes para a sua contratação pela TV Jovem Pan.

Elaine deixou a TV Globo em maio passado, depois de 23 anos de casa.

Juliana Paes na Disney?
Juliana Paes na Disney? Juliana Paes na Disney?

Protagonista

Nos bastidores da Disney, circula a informação que Juliana Paes viverá a protagonista de “Vidas Bandidas”, nova série da plataforma Star+, com direção de Gustavo Bonafé, baseada em “La Venganza”. A personagem é Bruna, uma policial. Otávio Müller, Rodrigo Simas e Maria Boop já estão fechados para o elenco.

Juliana não tem mais contrato fixo com a Globo e vem de elogiada participação no remake de “Pantanal”.

Bate – Rebate

• Bodas de prata: Sonia Blota, correspondente na França, está completando 25 anos de Grupo Bandeirantes.

• A primeira temporada de “Os Winchesters”, derivado da série “Supernatural” estreia na Warner Channel no próximo dia 7, às 22h30.

• Daniela Albuquerque entrevista Mara Maravilha no “Sensacional” desta quinta-feira, a partir das 22h30, na Rede TV!.

• Também no dia de hoje, às 22h30, o canal Arte1 estreia a série “Ancestralidades”, uma produção em parceria com o Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal...

• ... Em seis episódios, a série dirigida por Joyce Prado investiga como artistas e pesquisadores negros têm se mobilizado na busca por libertação e emancipação.

• A comédia “O que faremos com Walter?” é a estreia desta sexta-feira no Teatro Opus Frei Caneca, em São Paulo, com o etarismo como tema central...

• ... A peça é uma realização do ator Leonardo Miggiorin, que trouxe para o Brasil o premiado texto do autor e diretor argentino Juan Campanella (vencedor do Oscar por “O Segredo dos seus Olhos”)...

• ... O elenco reúne Elias Andreato, Norma Blum, Flávio Galvão, Marcello Airoldi, Grace Gianoukas e Marianna Armellini.

• O “Metrópolis” recebe nesta sexta, 19h20, Denise Fraga e o diretor Luiz Villaça para um bate-papo sobre a série “Três Teresas”...

• ... É a estreia da TV Cultura, domingo, às 22h, abrindo a programação da Semana da Mulher...

• ... “Três Teresas”, produção do GNT, tem como protagonistas Denise Fraga, Cláudia Mello e Manoela Aliperti.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.