Flavio Ricco Streaming sempre produziu novela. Só não assumiu ainda

Streaming sempre produziu novela. Só não assumiu ainda

  • Flavio Ricco | Do R7

'El Dragón', produção da Televisa, em duas temporadas, chega perto de cem episódios

'El Dragón', produção da Televisa, em duas temporadas, chega perto de cem episódios

divulgação

A partir de Verdades Secretas 2, com 50 capítulos, várias plataformas, como Netflix, Amazon, Warner e Disney, têm trabalhado na produção de formatos semelhantes.

Nada de novo no reino da Dinamarca.

Como aqui já foi colocado, a diferença será nenhuma em relação aos trabalhos que há muito tempo realizam, só que denominadas de séries, divididas ou alongadas em diversas temporadas. Até o ritmo é exatamente o mesmo.

As mexicanas, especialmente, com todo o know-how adquirido ao longo de anos, disponibilizam sempre produções muito longas, com temporadas de 50, 60... até 120 ou mais episódios.

Portanto, é de estranhar esse insistente noticiário de que, em breve, o streaming poderá vir a concorrer com a TV aberta na produção e exibição de novelas. Poderá, vírgula.

Essa concorrência já existe há muito tempo.

Problema sério

A Disney foi uma das mais cuidadosas em toda a pandemia. Os programas da ESPN só voltaram a ser apresentados depois de muito tempo e ainda assim com todos os cuidados.

Porém, parte do seu pessoal, às vésperas das festas, resolveu se soltar um pouquinho demais, promovendo reuniões, encontros e outros do gênero. Resultado: já são vários casos de Covid confirmados nesses últimos dias e muitos afastamentos. Bem lamentável.

Lobinho independente

Um que ainda não fechou nada com ninguém ou com nenhuma grande plataforma foi Aguinaldo Silva, que também deixou a Globo recentemente. Mas isso porque ele não quis.

Convites e conversas nunca faltaram.

Mexida no mercado

A Warner, na produção de sua dramaturgia, também está na pista e vai contratar outros vários profissionais, entre autores, produtores, técnicos, figurinistas e pessoal de maquiagem.

E com objetivo bem definido: aí, sim, produção de novelas curtas, no máximo com 60 capítulos.

Mônica Albuquerque, executiva da Warner

Mônica Albuquerque, executiva da Warner

João Cotta

Vale destacar

Além da executiva Mônica Albuquerque, Silvio de Abreu e Edna Palatnik, é importante lembrar que a Warner contratou Joana Jabace e Flávia Lacerda, também ex-globais.

Entre outros trabalhos, elas dirigiram Segunda Chamada e Amorteamo, respectivamente.

Se vira nos 30

Sobre o Mundial de Clubes na Band, a bola agora está com o departamento comercial. Tem um mês e pouco para vender tudo o que for necessário.

Evidente que para o meio esportivo foi um bom negócio, dada a importância do evento e mesmo considerando que o Palmeiras não é muito bom de ibope. Agora, no entanto, as circunstâncias são outras.

Por outro lado

Nos interiores da Band também se avalia que a equipe escalada para a transmissão não encontrará resistência, no caso Datena e Neto, declaradamente corintianos. Acredita-se que Edmundo representará bem o lado palmeirense.

E que também o fato de o Neto, há poucos dias, ter chamado o atacante Deyverson para a porrada não vai pesar. Juntando tudo, não deixa de ser bem divertido.
  
Concentração

Com a estreia do BBB em 17 de janeiro, já existe a decisão de reunir e confinar os seus participantes uns dez dias.

Para eles, portanto, só o tempo de passar o período de festas em casa.

Ordem de sempre

Com as reformas estruturais na casa e a decoração praticamente concluídas, o próximo BBB vai seguir a mesma cartilha dos dois anteriores, reunindo convidados e os escolhidos da produção.

Divulgação dos nomes na semana que antecede a estreia.

Mexida no SBT

Ontem, o SBT anunciou mudanças na sua grade de programação para o começo do ano que vem.

De mais importante, o Bom Dia & Cia na faixa da manhã, mudança do Vem Pra Cá para as 16h30 e o SBT Notícias, das 12h às 14h, só para São Paulo, com apresentação de Darlisson Dutra.

Velho sonho

No SBT, o desejo da sua direção de ter um jornal na hora do almoço, como se observa, foi alcançado.

Mas só para a praça de São Paulo, porque as outras emissoras próprias e afiliadas já têm programações locais estabelecidas.

Arianne Botelho é uma das certezas no elenco de 'Reis'

Arianne Botelho é uma das certezas no elenco de 'Reis'

divulgação

Acelerando

As gravações de Reis, a próxima novela da Record, já acontecem em ritmo dos mais interessantes.

Ainda não foi fixada a sua data de estreia, mas isso, quando acontecer, já será com uma margem bem confortável de capítulos.

Objetivo

Diante das modificações recentemente realizadas em sua direção, a Globo deverá, em curto prazo, voltar a fortalecer algumas propriedades que trouxeram a empresa até aqui.

Entre elas, direitos esportivos, reposições em seu elenco e áreas da produção.

Concluído

Terminaram nesta semana as gravações de O Pedágio.

Com direção de Carolina Markowicz, o novo drama da Biônica Filmes traz em seu elenco nomes como Kauan Alvarenga, Thomás Aquino e Maeve Jinkings.

Inexplicável a ausência de Regina Duarte no especial dos 70 anos das novelas

Inexplicável a ausência de Regina Duarte no especial dos 70 anos das novelas

Reprodução/Record TV

Dois pontos

1º — Em os 70 anos das Novelas no Brasil, natural até que o maior destaque ficasse com as novelas da Globo. Foi a TV que mais produziu. Indiscutível.

2º — No entanto, o tempo de arte disponibilizado esteve longe de atender ou chegar perto da quantidade de novelas exibidas nas sete décadas. E, mesmo com pouco espaço destinado, foi simpático ver a citação aos trabalhos das concorrentes.

E outra

Independentemente de posição política ou de não mais pertencer ao elenco da casa, foi injustificável a ausência de Regina Duarte.

Erro dela se não aceitou o convite ou da Globo se não convidou. Assim como Lima Duarte, Glória Menezes, Tarcísio Meira e Francisco Cuoco, foi um nome importante de muitas produções. 

Debates

A exemplo de outras TVs, o jornalismo da Rede TV! fechou duas datas em setembro para a realização de debates.

Entre os candidatos a presidente, para haver equilíbrio editorial, foram apresentados para mediadores os nomes de Amanda Klein e Luiz Ernesto Lacombe, enquanto Millena Machado e Mauro Tagliaferri vão conduzir o estadual.

Bate – Rebate

• Carlos Alberto de Nóbrega acelerou bem o passo e vai deixar programas gravados da Praça, inéditos, para exibição no período de férias...

• ...Aliás, esta foi a ordem distribuída para todas as produções: nada de reprises.

• A Band poderá fazer uma nova mexida em sua programação das manhãs...

• ...O jornalismo ganhará importância ainda maior nesta faixa de horário.

• No dia 1º de janeiro, a rádio Cultura FM vai dar o start nas comemorações dos seus 45 anos, que serão completados em 2022...

• ...E, como atração inicial, a transmissão do tradicional Concerto de Ano-Novo da Filarmônica de Viena, a partir das 16h.

• A melhor propaganda de fim de ano em 2021 é o diálogo da pequena Alice, de 2 anos, com a veterana Fernanda Montenegro...

• ...Bom para o banco, dono da peça, que surfa na repercussão bastante positiva deste trabalho.

• Mesmo porque não dá mais tempo, a Rede TV! passou batida mesmo, sem a sua tradicional mensagem de fim de ano. Por quê? Não sei.

Últimas