Televisa e Univision criam maior grupo de mídia da língua espanhola
Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Segundo nota do Señal News, o Grupo Televisa e a Univision Holdings anunciaram acordo para combinar os ativos da Televisa, na parte de conteúdo, com a Unividion.
Isto resultará “na soma dos ativos na produção e distribuição de conteúdo de ambas as empresas por meio de radiodifusão (TV aberta), TV por assinatura, transmissões digitais e internet (streaming) são altamente complementares e permitem criar um ecossistema sem paralelo para atender à crescente demanda por conteúdo para os 600 milhões de falantes de espanhol”.
Ainda de acordo com o mesmo site, “são 300.000 horas de programação, tornando-se o maior catálogo de conteúdo e propriedade intelectual em espanhol no planeta”.
Dois players, um do México e a maior rede de língua espanhola dos Estados Unidos, até aqui concorrentes e que agora estariam se juntando.
Señal News acrescenta que como parte da operação, o Grupo Televisa S.A.B., além de receber US$ 4,8 bilhões, será o maior acionista da nova Televisa-Univision, com 45% de suas ações.
O objetivo inicial é alcançar 600 milhões de pessoas que falam a língua espanhola, inclusive aqueles que moram nos Estados Unidos.
Um banco japonês e empresas de investimentos também estariam participando da composição do grupo de acionistas, com capital próximo de US$ 6 bilhões, que possibilitará a ” Televisa-Univision ter ampla capacidade de produzir uma quantidade substancialmente maior de conteúdo, especialmente no México, que será usado para alavancar o lançamento de sua plataforma OTT global”.
Natural imaginar que, na continuidade, vindo tudo isso a acontecer, teremos reflexos diretos nos negócios da Televisa em todo mundo, inclusive aqui no Brasil, com SBT e agora Globoplay.