Flavio Ricco Terra e Paixão não tem história suficiente para tantos personagens

Terra e Paixão não tem história suficiente para tantos personagens

  • Flavio Ricco | Do R7

Tony Ramos e Renata Gaspar em cena de “Terra e Paixão"

Tony Ramos e Renata Gaspar em cena de “Terra e Paixão"

João Miguel Jr.

Mesmo com toda força que uma novela das 21h possui e ainda que há décadas continue responsável pela maior audiência diária da televisão, isso não deve autorizar ninguém a desobedecer um pacote de regras, que através dos tempos foi montado muito mais a base do bom senso.

Por exemplo, não permitir ou querer trabalhar com um elenco superior às necessidades da trama, para não ser levado a transformar nomes renomados em figurantes ou elenco de apoio. 

O que nunca pode é ter história de menos, para capítulos demais, ou querer contar com um número exagerado de bons atores para personagens fadados à insignificância.

”Terra e Paixão”, em cartaz, tem o núcleo do bar, por onde andou a Cândida, vivida por Susana Vieira, arrastado e com aquele pessoal meio à toa. Todos sem a menor importância, entre eles talentos na altura de Thati Lopes.

Renata Gaspar, outro caso, continua be, pouco aproveitada, a exemplo de Agatha Moreira, Leona Cavalli, e por aí vai. Se Walcyr Carrasco e Thelma Guedes resolverem colocar ainda mais gente, sob a justificativa que a novela vai até janeiro, o panorama será ainda pior.

Como se não bastasse, há um claro descontrole no fluxo desde o começo, com uns sempre aparecendo demais e muitos outros quase nada.

O ideal seria um melhor planejamento, mesmo em se tratando de uma obra aberta e considerando a possibilidade de alguns infortúnios. Aliás, neste aspecto, o João Emanuel Carneiro é um exemplo a ser seguido.   

Claudia Raia como Tarsila do Amaral

Claudia Raia como Tarsila do Amaral

divulgação

Dia especial

Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello marcaram para 25 de janeiro de 2024, data em que São Paulo completa 470 anos, a estreia do espetáculo “Tarsila, a Brasileira” no Teatro Santander.

O elenco também reúne Dennis Pinheiro e Ivan Parente.  

Nada por acaso

Em destaque na tela da HBO Max “A Ponte – The Bridge Brasil”, reality show apresentado por Murilo Rosa, e a novela turca “Yargi – Segredos de Família”.

Produções que acabaram de faturar o Emmy Internacional. A vitória de “A Ponte” foi das mais comemoradas.

Trâmites

Em relação ao remake de “Pai Herói”, escrito por Renata Dias Gomes, um material será elaborado para apresentação aos americanos da Warner Bros. Discovery.

Só depois do sinal verde deles é que as coisas irão andar de fato.

Curiosidade

Parece que o tempo dos americanos da Warner não é o tempo do pessoal dela daqui.

O sim ou não de “Pai Herói”, se tudo correr nos conformes, deve chegar apenas no final de fevereiro.

Nuvens escuras

O dia, ontem, amanheceu daquele jeito na CNN Brasil, com novas demissões efetivadas em setores como técnica e redação.

Danúbia Braga, repórter, em tempo recorde, foi demitida, recontratada e agora demitida de novo.

Umas coisas

Tudo isso, poucos dias depois, de um dos executivos da CNN, por escrito, pedir votos dos funcionários para a eleição do Na Telinha, com um doce...

... E também um bilhete “Orgulho de ser...” e o logo da CNN. Fala-se que depois desse enxugamento, o próximo passo será reduzir a sua instalação a um só andar.

Falta de atenção

Em toda transmissão de futebol, sempre tem alguém na orelha do narrador, dizendo o que ele tem ou não tem que fazer. É o coordenador.

Por exemplo, pau quebrando no Maracanã e fizeram Luiz Carlos Jr. anunciar as escalações, no instante em que ainda nem se sabia se haveria jogo. Na Globo, como tem que ser, fizeram tudo direitinho. 

Além da Virgínia Fonseca, SBT quer mais influenciadores

Além da Virgínia Fonseca, SBT quer mais influenciadores

Reprodução/Instagram/@virginia

Olha essa

O SBT está atrás de mais gente na linha da Virgínia Fonseca.

Bem escondidinho, ali nos seus interiores, quase cochichando, se informa que a ideia é colocar mais influenciadores nas madrugadas. Um, sucesso entre os adolescentes, será anunciado muito em breve.

Razão disso

Pesquisas encomendadas pelo SBT apontaram que a idade média do seu telespectador é a mais alta entre todas as TVs.

E que se elevou ainda mais nos últimos anos, apesar da novela da noite, mas muito pela falta da programação infantil que sempre existiu. A contratação desse pessoal que fala com a moçada é muito por isso.

Investimento

A décima temporada de “Reis”, A Decadência, com estreia em abril, manteve boa parte do elenco da nona, A Sucessão.

Mas vem aí também com novos atores, cenários e figurinos - característica da produção. Agora, Foguinho na direção.

Bate – Rebate

• O “Programa do João”, sábado, na Band, terá as presenças de César Menotti e Fabiano e Matheus Ceará...

• ... Além de uma entrevista com Narcisa Tamborindeguy.

• TV Cultura estreia sábado, às 22h30, a série documental “O Reinventor do Brasil”, em quatro episódios semanais,

• ... Idealizada por Fábio Chateaubriand Borba, narra a história de Juscelino Kubitschek, do dia em que ele nasce ao momento de sua morte trágica, em um acidente na Via Dutra.

• Daniel Boaventura, totalmente dedicado ao seu lado cantor, está em turnê pelo México.

• Taís Araújo completa 45 anos neste sábado...

• ... E o Canal Brasil anuncia, especialmente para este dia, 20h55, a exibição do filme “Filhas do Vento”, que além Taís, tem Milton Gonçalves, Ruth de Souza e Léa Garcia no elenco.

• TV Gazeta vai gravar o especial de Natal do “Mulheres” neste próximo sábado.

• A atriz e cantora Malu Rodrigues está confirmada no musical “A Noviça Rebelde”, já com audições em andamento e estreia marcada para 2024...

• ... Mais uma produção da Möeller & Botelho e Aventura Teatros.  

• A informação da HBO é que Bianca Bin segue normalmente no elenco de “Dona Beja”...

• ... Foram realizadas modificações no roteiro desta semana para que a atriz, que teve um episódio de exaustão, possa recuperar as energias.

• O posicionamento oficial da Warner Bros. Discovery: “A atriz Bianca Bin permanece no elenco da novela ‘Dona Beja’. Ela não está gravando esta semana, mas em breve retomará as gravações”.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas