Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trabalho em alta escala compromete a qualidade das dublagens

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

A série israelense “Fauda” tem um trabalho de dublagem dos mais perfeitos
A série israelense “Fauda” tem um trabalho de dublagem dos mais perfeitos A série israelense “Fauda” tem um trabalho de dublagem dos mais perfeitos

Desagradável, impróprio até, usar exemplos porque isso poderá comprometer a carreira de várias pessoas, mas no instante em que séries, produzidas por diferentes países, são colocadas à disposição, torna-se mais necessário ainda um adequado serviço de dublagem.

Tecnicamente tudo funciona muito bem, porém, nem sempre para determinados personagens, as vozes escolhidas são as mais apropriadas. É preciso um mínimo de combinação ou aproximação com o original, assim como devem ser a interpretação, variações, pausas e intensidade.

E esses são cuidados que, em muitas delas hoje disponibilizadas, deixam a desejar.

A quem assiste, quanto mais natural ou quanto menos a dublagem chamar atenção, melhor será. Mais próxima estará do mundo ideal. Só que isto, em muitos casos e provavelmente pela forte demanda que veio a existir, tem deixado a desejar.

Publicidade

Nós aqui no Brasil, que sempre nos saímos muito bem neste trabalho, não podemos agora, porque a exigência é maior, falhar nesses aspectos. Ampliar a intensidade de cuidados deve ser sempre a maior das necessidades.

José Trajano está muito próximo de assumir o esporte da TV Brasil
José Trajano está muito próximo de assumir o esporte da TV Brasil José Trajano está muito próximo de assumir o esporte da TV Brasil

Quase lá

Publicidade

José Trajano, alguém com toda uma história no jornalismo e aquele que colocou em pé os canais ESPN, poderá assumir o esporte da TV Brasil.

O convite existe e como o próprio Zé revelou, “em parte” isso está muito perto de acontecer, mas por se tratar de uma TV pública, ainda há todo um processo a ser obedecido. Para o mercado, claro, a notícia é das mais animadoras.

Publicidade

Ferramenta (1)

Em seus tempos de “Avenida Brasil”, João Emanuel Carneiro também era reverenciado pela qualidade dos “ganchos” ao final dos capítulos.

Conseguia chamar atenção do público para o dia seguinte. Uma iniciativa, na ocasião, das mais elogiadas.

Ferramenta (2)

No Globoplay, com “Todas as Flores”, o João Manuel voltou a fazer bom uso desta mesma ferramenta. O efeito é o mesmo, dos mais positivos.

Aliás, nos novos capítulos, recentemente disponibilizados, finalmente o personagem de Humberto Carrão, Rafael, acordou. Já não era sem tempo.

Espaço aberto

O “Roda Viva”, da TV Cultura, já sinalizou ao presidente Lula, o interesse em tê-lo como convidado em uma das suas próximas edições.

A informação, que chegou de Brasília, é que a resposta será para muito breve. Resta apenas avaliar uma melhor data. Além dos convites feitos pelo programa durante as eleições do ano passado, existem outros dois, um após a posse e outro quando se completaram 100 dias de governo.

A propósito

Em um recente café da manhã com jornalistas, Lula encerrou dizendo que iria autorizar o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, a marcar as entrevistas pedidas.

Além do “Roda Viva”, existem convites pendentes de programas de outras TVs.

[embed id="644c3b7fcd77c00f040001df" author="divulga%C3%A7%C3%A3o" dimensions="442x241" crop="&&&&&&&&&&&resize=442x241&crop=885x483+0+16" description="D%C3%A9bora%20Falabella%20em%20%E2%80%9CBem-Vinda%2C%20Violeta%E2%80%9D" title="D%C3%A9bora%20Falabella%20em%20%E2%80%9CBem-Vinda%2C%20Violeta%E2%80%9D" url="https://img.r7.com/images/debora-falabella-28042023183134815" namespace="images" image_with_link="false" link_name_image="" target_image="_self" size_amp="442x241" device_type="mobile+desktop"]

Cinema

Débora Falabella, que na TV vem aí com “Terra e Paixão” na Globo, é a protagonista de “Bem-Vinda, Violeta”, que estreia nos cinemas na quinta-feira que vem.

Ao lado dela, o ator argentina Dario Grandinetti, neste longa que tem direção de Fernando Fraiha.

Tirou da frente

Mariana Ximenes, uma das protagonistas de “Amor Perfeito”, já tirou da frente o seu trabalho em “Veronika”, nova série do Globoplay, como a delegada Bárbara Tenile.

Lançamento previsto só para 2025.

Tudo certinho

Alice Wegmann, que por outros compromissos não conseguiu levar à frente o convite da HBO para “Beleza Fatal”, é uma das novidades no elenco de “Justiça”, em sua nova temporada.

Faz o papel de uma jovem, Carolina, que foi abusada pelo tio na infância.

Coletiva de A Grande Conquista
Coletiva de A Grande Conquista Coletiva de A Grande Conquista

Vale repicar

O próximo “Programa de Todos os Programas”, na terça-feira, em vez do seu horário habitual, será exibido a partir das 7h da noite, com a coletiva de imprensa de “A Grande Conquista”.

Mariana Rios, Chica Barros e Rodrigo Carelli estarão à disposição dos coleguinhas convidados.

Expectativa

Assim como a maioria, Jade Picon acertou com a Globo compromisso por obra certa, no caso “Travessia”, já na sua reta final de trabalhos.

Ainda não há nada definido sobre o futuro, mas pessoas próximas a ela revelam que o seu desejo é investir ainda mais na carreira de atriz. Talvez em uma série, como próximo passo.

Patricia renova

Patricia Poeta renovou contrato com a Globo por mais 4 anos e segue firme no comando do “Encontro”. O programa, além dos bons resultados de audiência, também tem mostrado força na parte comercial.

A notícia da renovação foi antecipada por André Romano, do Observatório da TV.

Podcast

Silvia Vinhas, que todo mundo conhece, no seu PodChegar vai fazer uma homenagem muito especial a Ayrton Senna, entrevistando Emerson Fittipaldi, aquele que foi nosso primeiro campeão na Fórmula 1.

O programa será disponibilizado na própria segunda-feira, a partir das 6h da manhã, data do 29º ano do falecimento de Senna..

Amaury

Neste sábado, em seu programa da Rede TV!, Amaury Junior vai apresentar uma entrevista com AJ, o seu próprio avatar.

E que passará, a partir de agora, a ser o mais novo integrante da sua equipe, inclusive participando de entrevistas e até ações comerciais.

Claudete Troiano, amanhã, no "Domingo Espetacular"
Claudete Troiano, amanhã, no "Domingo Espetacular" Claudete Troiano, amanhã, no "Domingo Espetacular"

70 anos

Amanhã, no “Domingo Espetacular”, Claudete Troiano será a focalizada no quadro “70 Anos da Record”, ela que teve uma história bem importante na casa.

Depois da Ana Maria Braga e Catia Fonseca, foi a Claudete que, por cinco anos, assumiu o comando do “Note e Anote”.

Bate – Rebate

• Paolla Oliveira também vai aparecer em papel de destaque em “Justiça 2”.

• Atores de “Guerreiros do Sol”, próxima novela do Globoplay, já iniciaram a preparação de seus personagens...

• ... Mas apenas alguns poucos, porque o processo de escalação ainda não foi totalmente encerrado.

• Neste sábado, excepcionalmente, tem futebol do campeonato brasileiro na Globo, a partir das 16h30.... 

• ... Para São Paulo, direto do Paraná, tem Coritiba e São Paulo. Para o Rio e maior parte da rede, Fortaleza e Fluminense.

• Leleco Barbosa, filho do Chacrinha, volta com o programa “Deles e Delas”, neste domingo, pela TV Max, Instagram e YouTube.

• “Paguei caro por um amor” é o tema do “The Love School”, do Renato e Cristiane Cardoso, neste sábado, 12h, na Record.

• Fernanda Paes Leme foi confirmada no elenco da segunda temporada de “5x Comédia”, que tem Ingrid Guimarães como protagonista.

• Elenco de “Terra e Paixão”, substituta de “Travessia” na Globo, ou boa parte dele, não tem poupado elogios à direção da novela...

• ... Por aí se entenda Luiz Henrique Rios e equipe.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.