Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TV Cultura revitaliza acervo e disponibiliza serviço ao mercado

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Imagem do Castelo Rá-Tim-Bum, sucesso da TV Cultura
Imagem do Castelo Rá-Tim-Bum, sucesso da TV Cultura Imagem do Castelo Rá-Tim-Bum, sucesso da TV Cultura

A TV Cultura, como parte do processo de modernização do seu Cedoc (Centro de Documentação), começou a operar com o equipamento de digitalização Scanstation.

O scanner vem fazendo a digitalização de todo o seu acervo,, composto de aproximadamente 90 mil rolos de filmes, equivalentes a 11 mil horas de material entre matérias jornalísticas, programas, telecursos de várias disciplinas, esporte, entre outros.

De acordo com a emissora, a aquisição realiza a digitalização em alta definição de rolos de 16mm e tem capacidade para processar filmes com alto índice de deterioração, isto é, quando já apresentam nível de encolhimento e fragilidades físicas que muitos equipamentos não suportam processar.

A nova central técnica implantada na TV Cultura também está disponível para o mercado audiovisual e, além do processamento com películas, converte também para o meio digital os conteúdos gravados em suportes de vídeo hoje considerados obsoletos, desde fitas VHS até HDCam, DVD, mini DV, entre outros. Atualmente, são poucos os locais no Brasil que oferecem esse serviço com a qualidade desejada.

Depois de concluir o processo de digitalização, catalogação e indexação do seu acervo, a TV Cultura vai disponibilizar o conteúdo para pesquisa por parte dos interessados – estudiosos, produtores, estudantes, comunicadores, editoras e profissionais da área.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.