Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TVs de jornalismo têm que deixar firula de lado. A notícia é que vale

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Imagem do buraco mais de duas horas depois do acidente. E o "urgente" lá
Imagem do buraco mais de duas horas depois do acidente. E o "urgente" lá Imagem do buraco mais de duas horas depois do acidente. E o "urgente" lá

Esse assunto já foi abordado por aqui, mas acho que a cabeça pensante dos responsáveis pelas emissoras de jornalismo é mais privilegiada do que a de todos nós, simples mortais.

Só eles são capazes de prestar atenção no que o apresentador ou apresentadora está falando, o comentarista analisando e, ao mesmo tempo, ler as tantas outras informações espalhadas na tela. Uma sujeira daquelas, em tons bem diversos.

A hora certa é a mais suave, porque, no mais, supermercado perde. Tem temperatura, uma barra correndo em cima com certa notícia, embaixo dela uma outra, todas na cola do que a televisão americana sempre fez de errado. Mas é chique copiar.

Na GloboNews, mais essa: é bom maneirar um pouco no uso do é “Urgente”, em tinta vermelha, para não vulgarizar o termo e o telespectador deixar de levar a sério. Quando for urgente mesmo, vá lá.

Publicidade

Curioso que a BBC, que é a BBC, trabalha com uma tarja só e só do assunto em questão. Imagem mais limpa e efetiva. Sem rococó.

Inversão maluca

Publicidade

Como se vê, hoje, o operador de GC é quem solta e manda prender, muitas vezes voando solto só com o auxílio de um estagiário. Por exemplo: Outro dia no “SPTV” apareceu: “escolas vão cobrar vacina”.

É claro que, por “cobrar” entenda-se “exigir”, mas nesses tempos de carestia, de loucura e que nada é de graça, tem gente que naturalmente pode concluir outra coisa. Se assusta e, numa dessas, tem um treco.

Publicidade
Saulo Laranjeira covidou
Saulo Laranjeira covidou Saulo Laranjeira covidou

Está complicado

Hoje, até segunda ordem, devem voltar as gravações da “Praça” no SBT.

O problema é a quantidade de gente no estaleiro. Todos entregues ao departamento médico: Saulo Laranjeira, o diretor Marcelo de Nóbrega e até o convidado, o ator Alexandre Borges. Entre outros.

Voltou, voltando

Tutinha, número um da Pan, está de volta das férias e isso significa que algumas novidades devem ser anunciadas a qualquer momento sobre a atual programação.

Existem novos planos de mudanças.

Por outro

Vale deixar claro que Humberto Candil, para todos os efeitos e apesar de algumas forças em contrário, continua como diretor de Jornalismo da Jovem Pan.

Está em férias, cuidando da saúde, e deve voltar depois disso. Por enquanto, quem está comandando tudo é o Marco Túlio, diretor de Redação.

Time aumenta

“Reis”, próxima produção bíblica da Record, tem novos atores escalados para as suas diferentes temporadas.

São os casos de Naldo Rodrigues, Daniel Dalcin, Eduardo Martins e Giovana Sabadin.

Muller é o comentarista da Record no Paulistão
Muller é o comentarista da Record no Paulistão Muller é o comentarista da Record no Paulistão

Clássico

Hoje tem Santos e Corinthians na Record e parte do Brasil. No Rio e em outras regiões, Vasco e Nova Iguaçu.

Há a expectativa que, hoje, a Record possa alcançar a maior audiência com as transmissões do Paulistão. A lógica, Corinthians, dá meio que essa certeza

Fase de adaptação

Os canais da Newco, após saída da sede da Band, já estão funcionando da nova sede e esse começo tem exigido algumas improvisações.

Algumas bem curiosas.

Por exemplo

Nas instalações da Newco, o estúdio do Terra Viva, canal especializado em assuntos da agropecuária, também está servindo o Sex Privé, que naturalmente trata de outras coisas.

Pessoal da cenografia e contrarregra é que está se virando. Fazendo o possível. No lugar das enxadas, carrinhos de mão e plantadeiras, entram camas, lençóis e outras tantas. Pior é que depois tem a volta.

Mãos atadas

Direção do SBT na expectativa. Existe todo um planejamento para o lançamento de novos produtos e até fortalecer os já existentes, com mais investimentos.

Mas está tudo nos Estados Unidos, nas mãos do dono, que não se manifestou até agora. E a ordem é a de sempre: nada pode andar sem o sinal verde dele.

Elisa Veeck com mais trabalho pela frente
Elisa Veeck com mais trabalho pela frente Elisa Veeck com mais trabalho pela frente

Dupla de frente

Ainda sobre os canais de jornalismo, vale avisar que, daqui em diante, a CNN Brasil vai apostar ainda mais nos trabalhos de Elisa Veeck e Daniela Lima.

Terão funções bem importantes em toda a cobertura das eleições.

De volta

“Profissão Repórter” com Caco Barcellos volta ao ar no próximo dia 15, terça-feira. Entrará depois das eliminações do “BBB”.

Aliás, desde já fiquem todos avisados, a Globo tem surpresas reservadas para os dois próximos meses, entre estreias e mexidas na grade. 

Ruy na Roda

Ruy Castro é o entrevistado do “Roda Viva”, segunda que vem, programa com apresentação da Vera Magalhães.

Uma edição especial. Será a primeira das iniciativas da TV Cultura na comemoração da Semana da Arte Moderna, que está completando 100 anos.

Bate – Rebate

• “O Canto da Sereia”, de 2013, com Isis Valverde, é a estreia do Viva no próximo sábado, às 20h30...

• ... Aliás, os bastidores dessa minissérie, na ocasião, foram os mais efervescentes.

• Carol Nakamura, Carlinhos de Jesus e Maria Joana estarão nesta quarta-feira no júri do “Dança das Feras”, quadro do “Faustão na Band”.

• O Sexy Hot lançará 12 filmes originais e exclusivos durante esta temporada...

• ... Além dos filmes, o canal também promoverá o lançamento de quatro séries exclusivas.

• A TV Band Vale marcou para este domingo, às 8h30, a estreia do “Saúde e Você, programa da Duda Rodrigues. Tema: importância da Odontopediatria.

• No próximo dia 25, estreia no Amazon Prime o filme “Maré Negra”, inspirado em uma história real...

• ... Bruno Gagliasso e Leandro Firmino no elenco.

• “Melhor da Tarde”, com Cátia Fonseca na Band, volta a ser apresentado ao vivo a partir desta quarta-feira.

• Ainda na Band, amanhã, às 16h, tem a semifinal da Copa Africana das Nações. O jogo entre Camarões e Egito...

• ... O jogo terá narração de José Luiz Datena, com comentários de Neto e Rafael Oliveira.

• Mesmo embalado nas gravações de “Reis”, com estreia em breve na Record, Duda Nagle não se descuida do lado empreendedor...

• ... O ator montou um curso chamado “Viva bem com a timidez”, para ajudar pessoas a perderem a vergonha de falar em público.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.