Flavio Ricco WarnerMedia contrata Silvio de Abreu para HBO Max

WarnerMedia contrata Silvio de Abreu para HBO Max

  • Flavio Ricco | Do R7

Silvio de Abreu vai para o HBO Max

Silvio de Abreu vai para o HBO Max

Divulgação

Resolvido o mistério sobre os próximos passos do autor e diretor Silvio de Abreu.

Ele vai para a HBO Max, plataforma de streaming da WarnerMedia e leva junto Edna Palatnik.

Silvio de Abreu deixou o Grupo Globo no fim de 2020, após 42 anos de casa, depois de um grande processo de reformulação da Teledramaturgia.

Colaborou por algum tempo no processo de passagem de bastão para o substituto, José Luiz Villamarim. 

Abreu foi responsável por uma revolução na organização da fila de novelas em todos os seus horários e lançou vários autores.

Na WarnerMedia, ele vai reencontrar a executiva Monica Albuquerque, contratada em março para a área de gestão de talentos de General Entertainment na América Latina.

Conforme já destacado neste espaço, as principais empresas de streaming estão preparando uma forte investida na área de dramaturgia – novelas e séries.

E o HBO Max, como se sabe, está montando um grupo com grandes profissionais, em várias áreas.

As chegadas de Abreu e Palatnik ao time organizado por Albuquerque certamente irão mexer com o mercado.  

Após a coluna antecipar a informação, a Warner soltou um comunicado oficial sobre a contratação:

"HBO MAX ANUNCIA NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE TELESSÉRIES SOB O COMANDO DE MÔNICA ALBUQUERQUE E A CHEGADA DE SILVIO DE ABREU

São Paulo, 29 de outubro de 2021 - Com o objetivo de expandir o investimento em produções locais e dar voz aos talentos nas telas e por trás das câmeras, a HBO Max acaba de anunciar a formação de seu novo núcleo de telesséries para a América Latina, comandado pela atual head de Talentos Artísticos da WarnerMedia Latin America, Mônica Albuquerque. Para dar ainda mais potência à iniciativa, a marca traz Silvio de Abreu, como talento exclusivo para acompanhar o desenvolvimento das telesséries da HBO Max. Nessa nova função de showrunner, Silvio trabalhará diretamente com os autores e diretores latino-americanos em todas as produções.

Segundo Tomás Yankelevich, Chief Content Officer da WarnerMedia Latin America, "desde que a Monica chegou à companhia, com a responsabilidade de fazer a interlocução com os talentos artísticos, a gente vem pensando na criação de um núcleo de telesséries. É um formato que representa muito a criação artística da América Latina. Temos, em todos os países, uma tradição consolidada de nos expressarmos através desse tipo de narrativa, ao mesmo tempo tão popular e tão sofisticada. Nossa dramaturgia tem muito para compartilhar com o mundo. E nos últimos anos, com o desenvolvimento das séries americanas, assistimos claramente a busca pelo arco longo, tão característico dos folhetins que já habitavam as telas da América Latina há muito tempo. Por isso escolhemos a Monica para implantar esse projeto e levá-lo adiante. Ela conhece profundamente o gênero, os talentos, sabe montar times e coordenar projetos complexos. E o time que está sendo montado é muito competente. Tenho certeza que, sob a liderança da Monica, vamos desenvolver conteúdos muito interessantes e atraentes para nossa audiência", completa Tomás.

As telesséries serão produções de dramaturgia com estrutura narrativa moderna , com cerca de 50 capítulos, trazendo conteúdo de ficção em formato híbrido que combina a base do melodrama com o ritmo de série. As telesséries têm o objetivo de se conectar de forma única à audiência brasileira e de toda região que tanto vibra, torce e se emociona com histórias nesse formato.

"Estamos muito confiantes no desenvolvimento desta nova área. Acreditamos na força do melodrama para atrair as audiências globais. Nosso objetivo é contar estas histórias com o ritmo das séries, com uma sólida estrutura narrativa e trazendo temas relevantes e urgentes. O Brasil é um celeiro de talentos e ideias. Os criadores dessas histórias ajudaram a construir um mercado respeitado e premiado internacionalmente. E Silvio de Abreu - além de um grande parceiro e amigo - é, sem dúvida, um dos mais importantes nomes da dramaturgia do país. Com este novo núcleo seremos capazes de ampliar nosso foco para toda a América Latina e criar parcerias importantes não apenas no Brasil mas também em outros países como México, Colômbia e Argentina. É uma honra contar com o talento, conhecimento e dedicação do Silvio nos novos planos e estratégias de conteúdo da HBO Max.", comenta Mônica Albuquerque.

Formado em cenografia, Silvio de Abreu iniciou sua carreira profissional como ator, depois como diretor, mas consagrou-se como autor. Após experiências nas TVs Tupi, Excelsior e Bandeirantes, ele estreou na Globo. Com uma brilhante e longeva carreira na emissora carioca, onde esteve até o inicio de 2021, Silvio lançou sucessos de audiência como A Guerra dos Sexos (1983), Cambalacho (1985), Sassaricando (1987), Rainha da Sucata (1990), A Próxima Vítima (1995), Belíssima (2005), Passione (2010) entre outras e, em 2015, migrou para a carreira executiva, como Diretor de Gênero de Dramaturgia, onde revelou mais de vinte novos autores, abrindo espaço para novas ideias e formatos.
"Estou muito feliz com esta nova caminhada e já me sinto em casa com um time tão competente, que já tive o prazer de conhecer em outras oportunidades. Criar narrativas e trazer temas relevantes que façam com que a audiência se envolva, se identifique e gere impacto na sociedade são combustíveis para este desafio que, tenho certeza, vai render muitos projetos incríveis", afirma Silvio.

O núcleo de Telesséries também contará com a expertise de Joana Jabace, diretora artística responsável por acompanhar os projetos desde a escolha do tema, do casting e da equipe das produções em toda América Latina.

"Ter a Joana no time nos permite garantir um alinhamento no olhar artístico de todas as produções. Além de dirigir diretamente alguns projetos, Joana também supervisionará outros. E isso é muito importante para desenvolvermos uma linguagem e uma assinatura artística da nossa linha de Telesséries. O time se completa com a chegada de Barbara Monteiro de Carvalho, nossa Diretora de Produção, que estará a frente de todo o processo produtivo, na equipe de Ricardo Pichetto, Head de Produção da WarnerMedia Latin America. É um time estratégico e competente que buscará trabalhar com os melhores talentos do mercado latino-americano: criadores, atores, produtores e técnicos.", completa Albuquerque.

Esse novo anúncio também faz parte do objetivo da marca em desenvolver mais de 100 produções locais nos próximos dois anos. Todos esses novos títulos serão exclusivos para a plataforma HBO Max sob a marca Max Originals". 

Últimas