Logo R7.com
RecordPlus
Melhor Não Ler

Choque de gerações: contratar um “Gen Z” dá pane de configuração?

Geração X precisa de tecla SAP para entender como atualizar o software da convivência com Geração Z

Melhor Não Ler|Do R7

  • Google News
São digitais, mas difíceis: geração Z é a ‘problemática’ do mercado de trabalho
São digitais, mas difíceis: geração Z é a ‘problemática’ do mercado de trabalho

Marcelo, profissional da geração X, criado na lógica “chegou, faz, aprende, melhora”, contrata Valentina, a típica representante da geração Z, formada na escola “propósito, saúde mental e alinhamento de visão de mundo”.

No primeiro dia, Valentina chega atrasada. Marcelo questiona se foi o trânsito, mas sem entender a pergunta, Valentina responde: “Minha mãe me acordou em cima da hora e demorou para fazer meu cold brew. Enfim… Amanhã ela melhora.”


Marcelo respira fundo e passa a primeira tarefa. Valentina devolve e sentencia: “Isso ativou gatilhos de produtividade tóxica, tipo o que acontecia na escola... agora preciso me autorregular”. O tempo de autorregulação de Valentina coincide com o horário de saída para o almoço.

Ela vai com o pessoal do departamento para socializar, mas volta meia hora depois de todos. Marcelo pede explicações e Valentina diz que, por ser introvertida, seu terapeuta orientou equilibrar um momento de solitude após uma interação social.


Marcelo não entende o que aquilo significa, afinal, há 25 anos ele tenta equilibrar seu salário com os boletos a pagar (e terapeuta algum o ajudou nisso!).

Marcelo entrega nova demanda e vê que Valentina lê com atenção, o que lhe parece positivo, mas depois, ela desaparece da sala. Marcelo a encontra tempos depois deitada no sofá da área de descompressão, contemplando o teto: “Você está bem?” Sem mover os olhos, Valentina responde: “Estou refletindo se o que você me pediu está alinhado com as minhas convicções pessoais. Mas estou bem, apesar da pressão.”


Duas horas antes de terminar o expediente, Marcelo recebe uma mensagem de texto de Valentina: “Precisei sair para priorizar o que realmente importa. Depois faz o pix do dia. Estou reavaliando minha permanência, mas caso resolva retornar, aviso. Gratidão!”

Marcelo percebe que precisa se autorregular... para não explodir.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.