Conheça o “Manual da Lábia”, onde não importa o que se fala, mas como se fala
A obra de autoajuda mais esperada do século prova que qualquer disparate pode virar argumento aceitável
Melhor Não Ler|Do R7

O “Manual da Lábia”, escrito pelos mestres da linguística e semântica, Dr. Tramb Keyro e Dr. Vigar Ista, surge como a mais aguardada obra de autoajuda do século!
O livro não vai melhorar o caráter, a produtividade ou a moral de ninguém, mas vai provar – com elegância e finesse vocabular – que é possível conseguir qualquer coisa e enrolar qualquer um com o argumento certo aliado a um português malandramente solene.
O livro parte de um princípio simples e irrefutável: não importa o que se fala, mas como se fala. Nele, a lógica é totalmente dispensável, pois o tom, a cadência e o uso de palavras “difíceis” fazem todo o trabalho sujo.
O primeiro capítulo traz o caso do funcionário incompetente que é chamado à sala da chefia e ouve o temido “precisamos conversar”. O gestor lista todos os atrasos, sumiços e faltas injustificadas. Mas em vez de assumir seus erros e sair com um mínimo de dignidade, o pior funcionário da empresa, porém exímio conhecedor do Manual da Lábia, ajeita a postura e declara:
“Vejo seus argumentos como uma oportunidade de realinhamento da minha atuação nesta instituição que tanto prezo. Minha performance disruptiva pode ser mal compreendida sob métricas convencionais. Tenho aplicado a metacognição com esmero, o que exige momentos estratégicos de afastamento mental e reflexivo para compreender contextos de forma ampla. Noto que a empresa precisa ainda mais da minha colaboração para ampliar experiências laborais com criatividade operacional. É claro que tudo isso vai exigir muito mais de mim, mas estou disposto a qualquer sacrifício para que alcancemos esse novo patamar.”
O resultado? Demissão cancelada, aumento salarial concedido e elogios efusivos pela “visão diferenciada”.
O conceito central do Manual da Lábia é direto: quando o discurso soa inteligente, não importa se não faz nenhum sentido. E, claro, em ano de eleição, uma obra assim vai vender mais que pão quente!
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














