Melhor Não Ler "Matemágica" do PT ameniza rombo causado pela própria PEC do Rombo 

"Matemágica" do PT ameniza rombo causado pela própria PEC do Rombo 

Como todo péssimo gestor, Lula assume que vai gastar primeiro e arrecadar depois e manipula números para aliviar rombo  

Na política as coisas não são o que são, mas são o que parecem. Portanto, basta fazer com que qualquer tragédia não pareça tão ruim assim e, com a ajuda inestimável da imprensa mi-mi-militante, a população descerá pelo cano achando que está surfando num arco-íris e cairá sobre um pote de ouro.

A bola da vez é dar aquela disfarçada no estrago que a PEC da Transição (que está mais para PEC do Rombo) vai deixar. Isso porque, para cumprir pelo menos alguma coisinha das promessas irresponsáveis que Lula fez para tomar o poder (o que, segundo José Dirceu, é diferente de ganhar uma eleição), será preciso torrar uma quantidade absurda de dinheiro.

E é claro que o partido do “o amor venceu” vai jogar toda a culpa no Biroliro, ainda que as contas do governo tenham fechado no azul em R$ 19,3 bilhões, em julho, e que esse tenha sido o melhor resultado desde 2011, mesmo com pandemia e guerra. Mas quem se importa com a realidade quando se pode inventar qualquer narrativa e receber o “selo de verdade absoluta” dado pelos “checadores de fatos”?

Mas guerra mesmo é o que o povo brasileiro vai enfrentar para cobrir o rombo que o PT já admite que deixará. E, para que a população continue achando que vai comer picanha todo fim de semana (ainda que tenha sido “apenas uma metáfora”), o pessoal da equipe de transição já está mexendo seus pauzinhos, nesse caso, manipulando números.

Agora eles dizem que o rombo não será tão grande assim, pois as projeções de arrecadação de impostos para 2023 estavam “subestimadas”. Em outras palavras: eles estão dizendo que nós pagaremos mais impostos do que estava previsto e, por causa disso, o rombo será menor.

Você sabe quem paga os impostos que o PT promete esbanjar?

Você sabe quem paga os impostos que o PT promete esbanjar?

ADRIANA TOFFETTI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO-20/07/2022

Para quem ainda não entendeu: o PT vai “dar de graça” algumas migalhas do banquete alegórico que prometeu e, para isso, vai gastar muito além do teto fiscal. Porém, para aliviar o desastre nas contas públicas, está projetando que arrecadará mais impostos a partir do ano que vem.

E você sabe quem é que paga os impostos que o PT promete esbanjar? Acho que você sabe, mas só para garantir que você entendeu mesmo: quando o assunto é imposto não tem metáfora nenhuma, tá? #fazuele

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas