Presidente do IBGF é vencedor do Prêmio Devaneios Criativos 2025
Instituto Brazucolense de Geração de Fantasias (IBGF) está em festa pelo mais novo título conquistado
Melhor Não Ler|Do R7

Imagine uma pessoa receber a missão de levar um país inteiro a ignorar o que vê, ouve e vive todo santo dia, e passar a crer que, embora tudo vá mal, tudo está bem...
Para alguns, essa seria uma missão impossível, mas não para o presidente do Instituto Brazucolense de Geração de Fantasias, o IBGF.
Por meio de suas estatísticas criativas ele conseguiu a proeza de dizer aos brazucolenses – que mal têm dinheiro para comer e estão com os salários dos próximos 24 meses comprometidos com dívidas – que a população atingiu o maior nível de renda da história. E como se isso fosse pouco, há quem esteja comemorando.
Porém, os feitos do mandachuva do IBGF não se limitam à engenharia numerológica. Em menos de dois anos, ele já fez coisas que deixou o mundo de ponta-cabeça. Mesmo. Deixemos que o próprio explique:
“O IBGF lançou um novo mapa-múndi com a Brazucolândia no centro, contendo o Sul na parte superior do mapa, também identificado por mapa invertido. A novidade busca ressaltar a posição atual de liderança da Brazucolândia em importantes fóruns internacionais como no Trics e Medosul e na realização da COPO30 em 2025”, publicou o presidente.
E foi essa publicação que lhe rendeu o primeiríssimo lugar no Prêmio Devaneios Criativos 2025, afinal o mapa de ponta-cabeça é uma reparação histórica e símbolo de justiça cartográfica!
É claro que a oposição tentou tirar o brilho da genialidade do nosso número 1, dizendo que é óbvio que se a Brazucolândia estivesse no centro no mundo ele estaria de cabeça para baixo. E ainda lembraram que no Atlas Geográfico Escolar de 2024, o IBGF inverteu os períodos geológicos Jurássico e Cretáceo e inventou uma separação de continentes totalmente equivocada.
Embora a função do IBGF seja gerar fantasias, eles acabaram reconhecendo os erros no Atlas e soltaram uma errata. O mundo é muito injusto mesmo! Por que podar a criatividade das pessoas dessa forma tratando a inventividade como erro? Enfim...
Mas o bom é que nenhuma crítica, por mais verdadeira que fosse, conseguiu estragar as comemorações. Tanto é que, dois dias após a divulgação no tal mapa-múndi onde cada um se identifica com a cartografia que quiser, eis que o “presida” publica esta frase cheia de criatividade gramatical: “Para saber onde se desejas ir é preciso saber onde se estás”.
Nós sabemos onde estamos, presidente. Só não sabemos ainda onde é que isso tudo vai parar...
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp