Está muito estranho ver a ordem de desfile do Carnaval de SP
Após o rebaixamento da Vai-Vai, Grupo de Acesso 1 virou reduto de escola tradicional da folia paulistana
Ziriguidum|Thiago Calil, do R7
Na última semana, a Liga das Escolas de Samba de São Paulo realizou o sorteio da ordem de desfile do Carnaval 2020. Tudo muito bonito e organizado. Agora é cada agremiação trabalhar para fazer seu melhor na avenida.
Na sexta-feira, estão concentradas as campeãs dos últimos quatro anos: Império de Casa Verde (2016), Acadêmicos do Tatuapé (2017 e 2018) e Mancha Verde (2019). No sábado, entram em cena as mais vitoriosas dos anos 2000. São nove campeonatos somando Mocidade Alegre (6), Gaviões da Fiel (2) e Rosas de Ouro (1).
Dados como esses nos permitem concluir que não tem dia fraco, muito menos vai faltar emoção na avenida no ano que vem.
Mas, mesmo assim, me causa um incômodo ao ver a ordem de desfile. E só depois de algum tempo notei que a razão disso é a ausência da Vai-Vai, rebaixada em 2019. É difícil pensar que uma das agremiações mais antigas do Carnaval de São Paulo, a maior vencedora da história e de maior torcida não estará no principal grupo.
O fato é que o Acesso 1 — de tempos já, mas agora ainda mais — se tornou uma das coisas mais interessantes do Anhembi. Em uma mesma noite, passam na avenida as tradicionais Nenê de Vila Matilde, Camisa Verde e Branco e Vai-Vai, três das quatro escolas que mais levantaram a taça em São Paulo. São 35 títulos reunidos.
Soma-se a elas, escolas que fizeram história no Grupo Especial, como Leandro de Itaquera e Tucuruvi. E têm as três que não citei ainda — Estrela do Terceiro Milênio, Independente Tricolor e Mocidade Unida da Mooca — que estão em notória linha de evolução de desfile nos últimos anos.
Isso é só um desabafo. Sei que a frieza de números em nada tem a ver com Carnaval. Afinal, o que conta é o que acontece entre uma e outra faixa amarela.
Vale lembrar que todo mundo ganha com um Acesso forte e equilibrado. É a garantia que o espetáculo vai sempre continuar em alta. Mas que causa um desconforto ver tanta agremiação tradicional reunida lá, isso não se pode negar.
Veja a ordem de desfile do Carnaval 2020 de São Paulo:
.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.