A feijoada é, sem dúvida, um dos pratos mais emblemáticos da culinária brasileira. Com sua combinação rica de sabores e texturas, ela se torna o centro das atenções em almoços de domingo e reuniões especiais. Confira abaixo como preparar uma versão completa e irresistível, garantindo aquele caldo encorpado que todo mundo ama.
Ingredientes
1 kg de feijão preto
100 g de carne seca
100 g de orelha de porco
70 g de rabo de porco
70 g de pé de porco
100 g de costelinha de porco
50 g de lombo de porco
100 g de paio
150 g de linguiça portuguesa
2 cebolas grandes picadas
1 maço de cheiro-verde picado
3 folhas de louro
6 dentes de alho amassados
Pimenta-do-reino a gosto
1 ou 2 laranjas inteiras (lavadas e com casca)
Sal a gosto (se necessário)
Modo de preparo
Dessalgue as carnes: No dia anterior, coloque as carnes salgadas (carne seca, orelha, rabo, pé, costelinha e lombo) de molho em água. Troque a água de três a quatro vezes durante esse período para retirar o excesso de sal.
Cozimento inicial: Coloque o feijão de molho por algumas horas. Em uma panela de pressão grande, cozinhe as carnes dessalgadas por cerca de 20 minutos para amaciá-las. Escorra essa água e reserve as carnes.
Cozinhe o feijão: Na mesma panela (ou em um caldeirão grande, se preferir fazer sem pressão nesta etapa), coloque o feijão, as folhas de louro, as laranjas inteiras (elas ajudam a cortar a gordura do prato) e as carnes pré-cozidas. Cubra com água nova e cozinhe por cerca de 30 minutos na pressão, ou até que tudo esteja macio.
Adicione os embutidos: Após o cozimento das carnes mais duras, acrescente a linguiça portuguesa e o paio cortados em rodelas. Deixe cozinhar em fogo médio, sem pressão, para apurar o caldo.
O tempero final: Em uma frigideira à parte, aqueça um pouco de óleo e doure a cebola e o alho. Adicione esse refogado à panela do feijão.
Finalização: Retire as laranjas da panela. Prove o caldo e acerte o sal, se necessário (geralmente as carnes já soltam sal suficiente). Acrescente o cheiro-verde e a pimenta-do-reino. Deixe ferver por mais alguns minutos até o caldo engrossar na consistência desejada.
Sirva acompanhado de arroz branco, couve refogada, farofa e gomos de laranja fresca.