Outubro Rosa: veja os cuidados e saiba como prevenir o câncer de mama nos pets
Exposição hormonal, obesidade, poluição e fumo passivo são fatores de risco para os animais
Outubro é o período do calendário pet dedicado a ações de prevenção e conscientização do câncer de mama em animais. A doença é caracterizada pelo crescimento desordenado das células do tecido mamário. Dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária apontam que esse tipo de tumor afeta 45% das cadelas e, aproximadamente, 30% das gatas. Em machos a patologia é mais rara, mas também pode acontecer.
A prevenção começa pela conscientização e os tutores devem saber que o cuidado deles é muito importante na manutenção da saúde dos bichinhos. A preocupação em nutrir de forma adequada e manter o pet em atividades físicas pode fazer toda a diferença.
Receber um diagnóstico da doença nunca é algo agradável, mas vale destacar que o comunicado não precisa e nem deve ser encarado como uma sentença de morte. A médica veterinária especializada em nutrologia da BRF Pet, Mayara Andrade, fala mais sobre o assunto e esclarece dúvidas:
Fique de olho e sempre que possível, apalpe, investigue qualquer alteração no corpo do seu animal. Um diagnóstico precoce sobre qualquer que seja a enfermidade pode aumentar muito tanto as chances de tratamento quanto de cura! E tutor, tutora, cuidem-se também! O autocuidado é mais do que necessário. Pensem que esses pets que vocês amam tanto, dependem de vocês! Por aqui, ninguém solta a pata de ninguém!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.