Ações nos transportes públicos marcam o Setembro Amarelo
Estações oferecem auxílio à população e chamam a atenção para a necessidade de cuidar da saúde mental
Virtz|Do R7
Depois de mais de um ano em constante clima de preocupação, ansiedade e perdas, as estações e prédios dos Transportes Metropolitanos de São Paulo estão, neste mês, iluminados em homenagem ao Setembro Amarelo, campanha que atenta para a importância dos cuidados com a saúde mental.
Para marcar essa ação, estações e terminais também vão receber projetos e campanhas voltados ao tratamento da saúde mental, com mensagens, cartazes e exposições sobre sintomas de transtornos, como ansiedade e depressão, e a necessidade de buscar ajuda profissional.
Atenção aos sinais
"Depressão é coisa séria e é preciso estar atento aos sinais todos os dias. As ações em estações e terminais ajudam a levar informação e cuidado a quem precisa.", diz o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Será produzido ainda neste mês um podcast abordando a depressão, o suicídio e modos de diagnosticar, tratar e prevenir essas questões. A entrevistada é a psicóloga e especialista em psicodrama, Madalena Cabral Rehder. Com 30 anos de profissão, ela é coordenadora do NEPSAR (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Sociopsicodrama no ABC e Região).
Para que os passageiros entendam melhor o processo de apoio aos pacientes de depressão, a Estação Paulista recebe ainda uma instalação em forma de game, com as fases da Jornada do Acolhimento, que envolve identificação de sintomas, diagnóstico e tratamento. Os mesmos passos estarão adesivados em duas escadas fixas na mesma estação.
Ações no metrô
As estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, na capital paulista, vão receber no total 35 painéis abordando o tema da empatia nas relações pessoais.
A campanha "Falar Inspira" estará presente nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do metrô. Em parceria com a Janssen, haverá distribuição aos passageiros de milhares de exemplares do "Guia Depressão: como acolher no ambiente de trabalho".
Repetindo um modelo que teve grande repercussão com os passageiros das linhas 4-Amarela e 5-Lilás em 2020, haverá uma nova edição da ação Cantinho do Desabafo, em parceria com o Projeto Help. Trata-se de um espaço de escuta fraterna, com todos os cuidados que a pandemia exige. O projeto realiza ainda exposição de painéis sobre a valorização da vida na estação São Paulo-Morumbi.
Ações na EMTU
Psicólogas e psicodramatistas levarão esquetes ao Terminal Santo André, no ABC paulista, abordando temas como depressão, suicídio e os transtornos causados pela pandemia e o isolamento social.
Professores e alunos da ESSA-Escola de Enfermagem estarão em seis terminais (Jabaquara, São Bernardo, São Mateus, São André Leste, Carapicuíba e Diadema) panfletando e orientando as pessoas sobre prevenção ao suicídio, bullying e automutilação. Haverá também testes de glicemia, IMC e aferição de pressão arterial.
Com rodas de conversas, a ONG Bem Querer Mulher também abordará com os passageiros e motoristas do Terminal Jabaquara os assuntos: depressão, violência e suicídio. Serão entregues folhetos de orientação sobre o tema e brindes.