Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Batom vermelho: veja dicas para descobrir tom e textura perfeitos

Aprenda a escolher o produto que vai melhor atender suas necessidades e até combinar com a roupa usada

Beleza|Mariana Morello, do R7

Rihanna e Taylor Swift não abrem mão de um bom batom vermelho
Rihanna e Taylor Swift não abrem mão de um bom batom vermelho Rihanna e Taylor Swift não abrem mão de um bom batom vermelho

Favorito de estrelas como Rihanna e Taylor Swift, o batom vermelho já foi motivo de muita polêmica. Porém esse não é mais o caso! Agora não existe hora nem lugar para arrasar com o cosmético. O vermelho escolhido por Riri durante o show no Super Bowl, por exemplo, é o The MVP, e viralizou! Tanta gente queria o tom que o produto se esgotou quando foi lançado pela Fenty Beauty, marca de beleza da cantora.

Mas escolher o tom do cosmético que combine perfeitamente com a tonalidade da pele, a coloração pessoal e até a roupa usada pode ser um desafio. Para ajudar nessa tarefa, o R7 conversa com a consultora de moda especializada em cores Joicy Eleiny.

“Encontrar o batom vermelho ideal é um caminho que te leva a compras assertivas, porque nunca mais vai bater aquela sensação de que você ‘não combina’ com essa cor, ou aquele arrependimento após comprar um tom que ficou lindo em outra pessoa”, explica a profissional.

Joicy conta que os vermelhos não são iguais e também não harmonizam da mesma forma com todas as pessoas. “As cores têm seus tons e subtons, uns mais escuros, outros mais claros, alguns mais vibrantes ou opacos e outros mais quentes e os mais frios, até mesmo o vermelho”, revela.

Publicidade

A verdade é que o batom vermelho traz consigo o poder de uma mensagem marcante, afinal, é a primeira cor que se lembra e a última que se esquece. É uma cor de alerta, dos instintos e da sensualidade. "Não é uma escolha para passar despercebida!", brinca a consultora.

SUBTOM DE PELE

A consultora explica que, para as peles com subtom frio/rosado, o melhor vermelho é o acerejado, como se tivesse um fundo rosa, repetindo as cores dessa beleza. Mas se a pele tem subtom quente, o indicado é partir para um vermelho mais alaranjado.

Publicidade

"Já a pele oliva é uma pele neutro-fria, com pigmento esverdeado que pode se confundir com o amarelado, mas, na verdade, harmoniza melhor com tons frios, por isso segue a mesma ideia do subtom rosado: vermelho-cereja, de fundo rosa", conta Joicy.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

• Compartilhe esta notícia no Telegram

Uma dica para descobrir o subtom de pele é olhar a cor das veias no pulso à luz natural. Subtom quente, por exemplo, está relacionado a pessoas que tenham veias verdes ou marrons. Aquelas azuis ou violetas indicam o subtom frio. Agora, quando as veias ganham tons misturados de azul e verde, significa que o subtom da pele é neutro. Com esse dado em mãos, fica mais fácil harmonizar com o vermelho ideal.

Publicidade

Outra coisa que pode influenciar na escolha é o tom do lábio. Muitas vezes, um mesmo produto performa de maneira diferente dependendo da boca em que é aplicado. Veja abaixo a diferença entre a cor do clássico batom Ruby Woo, da MAC, em três lábios diferentes: 

Ruby Woo é um clássico da MAC Cosmetics
Ruby Woo é um clássico da MAC Cosmetics Ruby Woo é um clássico da MAC Cosmetics

COLORAÇÃO PESSOAL

"Além da temperatura, observe seu contraste pessoal no momento da escolha”, conta Joicy. Uma beleza com cabelos e olhos muito claros não recebe os tons escuros com naturalidade, então, é preferível um vermelho mediano e mais suave.

O contrário também é válido: alguém com cabelos e olhos muito escuros pode estranhar se usar um vermelho muito claro.

GUARDA-ROUPA

Outra forma de encontrar seu vermelho é analisando as cores que você já tem no armário. Crie combinações inteligentes, para facilitar na hora de se produzir. "Os vermelhos terrosos, como aqueles amarronzados ou em tons de telha, funcionam muito bem com cores também terrosas, como verde-militar, marrom e suas derivações", explica a consultora. 

O vermelho 'The MVP' virou febre no TikTok
O vermelho 'The MVP' virou febre no TikTok O vermelho 'The MVP' virou febre no TikTok

“Já se seu armário é repleto de azul, branco ou rosa, vale apostar nos tons intensos, para ganhar destaque e não ‘sumir’ no look”, continua. 

Joicy diz ainda que, quando se trata de vermelho, até mesmo o acabamento do batom faz diferença. "As cores mais esfumadas e menos preenchidas, por exemplo, são ótimas combinações para os looks claros e opacos, enquanto aqueles bem pigmentados ou com acabamento cremoso e acetinado ficam incríveis nos looks com cores vivas”, finaliza.

O BATOM

Agora com o tom perfeito escolhido, como saber qual o cosmético ideal para seus gostos e necessidades? “Não estou acostumada com a cor. Como começar?” Seria melhor um batom líquido, uma versão em bala ou um tint suave? Para auxiliar nessa busca, conversamos com o maquiador Gabriel Quaresma.

Batom avon é um tom alaranjado enquanto o lip tint Malu tem cobertura leve de cor
Batom avon é um tom alaranjado enquanto o lip tint Malu tem cobertura leve de cor Batom avon é um tom alaranjado enquanto o lip tint Malu tem cobertura leve de cor

“Acho que uma maneira bem segura para começar a se aventurar nos vermelhos é optar por um tint avermelhado, para trazer aquele coradinho bem saudável e natural”, conta o maquiador. Quaresma explica que, por ser multifuncional, o produto também pode ser usado para corar as bochechas e até nas pálpebras.

Quando o assunto é fórmula, o artista acredita que a mais confortável é a que pesa menos nos lábios e traz mais conforto (duração e hidratação) e que cada pessoas vai se encontrar com uma. “O negócio é testar!”, avisa.

Na dúvida sobre qual o melhor tipo para uma ocasião específica, o maquiador explica que “um vermelho matte de longa duração seria a pedida perfeita para um jantar, no qual você vai comer e ainda assim quer terminar com o batom nos lábios, por exemplo”. Já para o dia a dia, ele recomenda um hidratante com cor, que, além de manter o lábio supermacio e hidratado, “já dá aquela corzinha que ninguém diz que você está usando batom”.

E NO TRABALHO, PODE?

Gabriel é categórico e responde: “Pode, sim! Para mim, o batom vermelho é para todas as pessoas, desde que a pessoa vista ele, e não ao contrário”. Porém, ele também ressalta que nem sempre precisa ser o vermelhão-sangue matte. “Você pode usar um lip oil avermelhado ou um nude cor de carne com fundo vermelho que fica elegante e é apropriado”, explica.

BORROU! E AGORA?

“Se borrar, é só usar um cotonete com água micelar nas bordinhas dos lábios e depois corrigir com seu tom de corretivo ou base”, explica Quaresma.

O maquiador dá mais uma dica para o desenho da boca ficar perfeito: “Eu acho que o batom vermelho sempre tem que estar coladinho com um bom lápis para delinear a boca! Além de deixar o produto com uma duração maior, ele também deixa os lábios muito mais simétricos e com aquele acabamento profissional”, finaliza.

Veja também: Dia dos Namorados: descubra nove batons à prova de beijo para você aproveitar com seu amor

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.