Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

14 receitas com carne moída para variar o cardápio do seu dia a dia

Preparo pode ser feito com patinho, coxão mole ou duro, músculo, maminha, fraldinha ou até picanha se você quiser luxar!

Aprendiz de Cozinheira|Aline Sordili e Aline Sordili

Nova regra para a venda de carne moída entra em vigor a partir de 1º de novembro
Nova regra para a venda de carne moída entra em vigor a partir de 1º de novembro Nova regra para a venda de carne moída entra em vigor a partir de 1º de novembro

A carne moída é um dos preparos mais versáteis da carne de boi. Pode ser patinho, coxão mole ou duro, músculo ou maminha e fraldinha quando você quiser esnobar num bom hambúrguer. Ou picanha se quiser luxar! Quando feita a partir dos cortes mais baratos, rende receitas econômicas e nutritivas, já que a carne de boi é rica em vitamina B12, vitamina B6 e zinco.

Cuidados ao preparar carne moída e todos os demais tipos:

• Nunca lavar a carne;

• Cozinhar a carne moída completamente até que ela não esteja rosada no centro;

Publicidade

• Se cozinhar em excesso, pode deixar a carne moída seca e dura;

• Prepare e consuma a carne moída em até três dias após comprá-la;

Publicidade

• Enquanto estiver na geladeira, deve ficar em um pote hermético bem fechado;

• A proporção de sal é de 1 colher de chá cheia para cada quilo de carne. Se for meio quilo, colher de chá rasa;

Publicidade

• Não é recomendado consumir carne moída crua devido ao risco de contaminação por bactérias, como a E. coli.

Abaixo, uma receita simples de carne moída refogada e 14 preparos para você usar o ingrediente e variar seus pratos sempre.

Publicidade

Carne moída refogada

Ingredientes:

• 1 kg de carne moída;

• 1 cebola média ralada ou picada;

• 1 dente de alho picado;

• 2 colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal;

• 1 lata de tomate pelado ou molho de tomate (400 g). Pode colocar também 2 colheres de massa de tomate ou de ketchup (eca!), mas aí vai ficar doce;

• 1 colher de chá de sal;

• Pimenta-do-reino a gosto;

• Temperos: cominho, páprica, orégano etc. Pode colocar manjericão seco também;

• Salsinha, cebolinha e/ou coentro picados para finalizar.

Modo de preparo:

• Em uma panela grande e rasa (de preferência), aqueça o azeite em fogo médio;

• Acrescente a cebola picada, depois o alho, e refogue até ficarem dourados;

• Coloque a carne moída em pedaços menores, como pequenas colheradas, e não mexa. Deixe fazer crostinha e, aí sim, mexa tudo com uma colher, acrescentando o sal, a pimenta e os temperos. Refogue tudo e mexa bem até ficar bem dourada;

• Coloque o tomate pelado picado, ou molho de tomate, e deixe cozinhar entre 10 e 15 minutos, mexendo de vez em quando;

• Finalize com salsinha, cebolinha e/ou coentro picados por cima.

Conheça agora 13 outros preparos vencedores com carne moída!

Almôndegas

Misture bem a carne moída com os temperos de sua preferência, um pão francês embebido no leite ou em algum caldo (legumes, carne ou frango) e três ovos. Faça bolinhas com a carne moída e doure na frigideira. Acrescente molho de tomate já temperado e refogado e deixe ferver até a bolinha cozinhar.

Arrais

Faça a massa de carne como indicado no preparo da kafta. Abra um o pão árabe (pão sírio) e coloque uma porção da mistura de carne. Feche o pão e coloque em uma frigideira bem quente. Deixe um minuto de cada lado até a carne começar a suar. Sirva em seguida.

Bolinhos de carne

Tempere a carne moída com sal, pimenta, alho e outros temperos de sua preferência. Acrescente duas colheres de sopa de aveia e um ovo. Coloque um pedaço de queijo ou uma azeitona sem caroço dentro da massa e faça bolinhos ovais; asse no forno.

Carne moída com requeijão — Receita de Silvio Lancellotti

Depois de preparar sua carne moída com o tomate, como indicado acima, o mestre Silvio Lancellotti costumava misturar um pote de 200 ml de requeijão para deixar a carne moída bem cremosa e ainda mais saborosa. Pode colocar ervas frescas no fim e até mesmo alecrim. Eu sei que o mestre já colocou até damasco picado nessa mistura gostosa. Vai bem com arroz e batata frita bem sequinha.

Chili

Refogue a carne moída como indicado acima. Acrescente o feijão cozido sem caldo (pode ser o carioquinha ou o vermelho), tomate em lata, cominho, chili em pó e outros temperos a gosto. Eu coloco também uma canela em pau. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos.

Empadão de carne moída

Refogue a carne moída como indicado acima, sem o molho de tomate, e acrescente uma lata de milho, ervilhas e azeitonas. Coloque em uma forma com massa de empadão e cubra com massa. Pincele um ovo e asse até dourar.

Escondidinho

Refogue a carne moída como indicado acima. Coloque em um refratário, cubra com purê de mandioquinha, de mandioca ou de batatas. Rale queijo por cima e leve ao forno para gratinar. A receita original é com carne-seca desfiada, mas essa quebra um galho enorme.

Hambúrguer

Pegue uma peça de fraldinha e peça para moer inteira, incluindo a gordura. Já vai ter um mix de hambúrguer sem erro. Modele a carne moída em formato de hambúrguer. Moa sal e pimenta dos dois lados e só! Grelhe os hambúrgueres em uma frigideira de ferro ou outra de fundo bem grosso. Se quiser fazer hambúrguer de picanha, é só respeitar a proporção de 30% de gordura para 70% de carne.

Kafta

Tempere a carne moída com especiarias, como hortelã, cominho, alho e cebola. Pode colocar também pimenta e pimenta síria. Modele em formato de espetinhos e grelhe na frigideira grossa ou de ferro.

Molho à bolonhesa

Refogue a carne moída como indicado acima e dobre a quantidade de tomate e acrescente mais duas medidas de água. Deixe cozinhar até engrossar. Pode ser usada com qualquer tipo de massa e ser uma das camadas da lasanha.

Panqueca de carne moída

Eu acho um trabalhão fazer panqueca, mas rende muito, e quando termina vem a satisfação. Recheie as massas de panqueca com a carne moída refogada como indicado acima. Pode servir com molho de tomate.

Pastel de carne moída

Refogue a carne moída como indicado acima, sem o molho de tomate, acrescente ovos picados e azeitonas. Recheie discos de massa de pastel, feche bem, passe ovo batido com azeite e asse (tem massa de pastel de forno).

Rocambole de carne moída

Prepare a carne moída crua como a base da almôndega. Abra um filme plástico de 50 cm x 50 cm e coloque a carne em cima dele na espessura de um dedo. Coloque mozarela, ovo cozido, tiras de cenoura cozida, azeitonas e use o plástico filme para ajudar a enrolar. Coloque em uma assadeira de bolo inglês ou em uma assadeira convencional se preferir. Cubra com tiras de bacon e coloque no forno até dourar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.