Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Aprendiz de cozinheira
Publicidade

Receitas com limão siciliano, a fruta mais saudável do mundo

Morango, laranja, toranja e amora fazem parte das cinco frutas mais saudáveis indicadas pela William Paterson University, dos Estados Unidos

Aprendiz de Cozinheira|Aline SordiliOpens in new window

Limão siciliano, a fruta mais saudável do mundo (R7)

O limão siciliano é a fruta mais saudável do mundo. Uma pesquisa da William Paterson University, nos Estados Unidos, divulgada no meio do ano passado, voltou a ser comentada na internet e está chamando a atenção do pessoal que gosta de comida saudável.

A pesquisa avaliou a concentração de 17 nutrientes essenciais em 41 alimentos e analisou essa proporção de nutrientes em relação ao número de calorias. Foram analisadas as fibras, vitamina C, cálcio, ferro e proteínas. Nas primeiras posições estão os vegetais de folhas verdes, como agrião, acelga e espinafre.

As frutas não ficaram no topo da lista. Aparecem apenas a parti da 28ª posição, lideradas pelo limão siciliano. Tem muita publicação brasileira traduzindo erroneamente o lemon como limão. Porém, lemon, em inglês, é limão siciliano. Limão, em inglês, é lime. Mas, para as receitas, as diferenças são sutis e eu vou explicar.

Todas as frutas vencedoras são ricas em vitamina C. O limão siciliano pesquisado tem 53 mg de vitamina C a cada 100 gramas, além de cálcio, magnésio, potássio e fibras. As top 5 frutas são: limão siciliano (28º lugar), morango (30º lugar), laranja (33º lugar), toranja (35º lugar) e amora (38º lugar).

Publicidade

A vitamina C fortalece o sistema imunológico, protege contra radicais livres e ajuda na manutenção do colágeno. A segunda mais potente, a laranja, é rica em fibras, vitaminas A, C e B, flavonoides e betacaroteno, e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A laranja pode ajudar a prevenir e tratar gripes e resfriados, reduzir o colesterol ruim, proteger contra doenças cardiovasculares e fortalecer o sistema imunológico.

DICAS PARA ESCOLHER OS MELHORES LIMÕES:

Publicidade

• Use limões frescos para obter o melhor sabor;

• Lave bem os limões antes de usá-los;

Publicidade

• A casca do limão pode ser raspada para usar em receitas. As raspas dão o sabor de limão sem o azedinho;

• O suco de limão pode ser usado para marinar carnes e peixes;

• O limão siciliano é mais suave que o limão taiti, não é tão azedo;

• Então, para deixar o preparo mais azedinho, é importante colocar mais limão siciliano.

RECEITAS SAUDÁVEIS COM LIMÃO JÁ PUBLICADAS AQUI NO BLOG

Receitas de verão

Brownie de limão siciliano

Sucos detox

Pratos coloridos

Receitas de outono

MAIS RECEITAS

Água detox de limão, pepino e hortelã

Em uma jarra grande, adicione água filtrada, rodelas de 1 limão, rodelas de 1 pepino e folhas de hortelã fresca. Deixe na geladeira por pelo menos 2 horas ou durante a noite para infundir os sabores. Beba ao longo do dia para uma hidratação refrescante.

Frango marinado em limão siciliano e iogurte

Faça uma marinada misturando iogurte natural, suco de 1 limão, alho picado, sal, pimenta e uma pitada de cominho em pó. Cubra peitos de frango com a marinada e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora. Grelhe o frango até estar bem cozido e dourado. Sirva com vegetais grelhados.

Mousse de limão saudável

Misture em um liquidificador 1 abacate maduro, suco de 2 limões sicilianos, raspas de 1 limão, 2-3 colheres de sopa de mel ou xarope de agave e uma pitada de sal até obter uma consistência cremosa. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

Peixe assado com limão siciliano e ervas

Tempere filés de peixe de sua escolha com sal, pimenta, suco de 1 limão, alho picado e ervas frescas (como dill ou alecrim). Asse em forno pré-aquecido a 200 °C por cerca de 15-20 minutos ou até que o peixe esteja cozido. Sirva com fatias de limão e uma salada verde. Pode assar com rodelas de limão por baixo e/ou por cima.

Salada de quinoa com limão siciliano

Cozinhe 1 xícara de quinoa conforme as instruções da embalagem e deixe esfriar. Misture a quinoa fria com pepino picado, tomates cereja cortados ao meio, azeitonas pretas e folhas de espinafre fresco. Para o molho, emulsione suco de 1 limão siciliano com azeite extra virgem, sal e pimenta. Regue a salada com o molho antes de servir.

Sorvete de limão siciliano caseiro e saudável

Misture suco de 3 limões siciliano, raspas de 1 limão, 1 banana congelada, 2 colheres de sopa de mel ou xarope de agave e 1 xícara de iogurte grego natural no liquidificador até ficar homogêneo. Congele a mistura por algumas horas até ficar com consistência de sorvete. Sirva como uma sobremesa refrescante e saudável.




Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.