Guia prático dos séruns: para que servem e como incluí-los na rotina de skincare
Passo a passo de uma dermatologista para escolher os séruns certos e potencializar os cuidados diários com a pele
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Cada vez mais presentes nas rotinas de cuidados, os séruns ganharam espaço por reunir alta concentração de ativos em uma textura leve, de rápida absorção. Mas, na prática, para que eles servem e como escolher o mais adequado para o seu tipo de pele?
Para entender melhor, conversamos com a dermatologista Aline Vieira (CRM-RJ 0739545/RQE 34965), que destaca: “Os séruns são aliados valiosos na rotina de cuidados, pois suas fórmulas concentradas permitem que os ativos atuem mais profundamente, potencializando os efeitos de outros produtos e tratamentos”.
Leia também
O que são séruns e como funcionam?
Os séruns são formulações desenvolvidas para tratar necessidades específicas da pele, como manchas, desidratação ou sinais do tempo.
Por terem textura mais fluida, entregam os ativos de forma rápida e eficiente.
“Com a escolha certa, é possível garantir uma rotina que prepara a pele para receber os demais produtos de skincare, potencializando os resultados e contribuindo para uma pele saudável, equilibrada e protegida ao longo do tempo”, completa a dermatologista.
Benefícios e tipos de séruns
Entre as categorias mais comuns, estão:
- Antioxidantes (como vitamina C e lírio-do-mar): ajudam a neutralizar radicais livres gerados por sol, poluição e estresse, promovendo luminosidade e mais uniformidade.
- Clareadores (como niacinamida): auxiliam no tom homogêneo da pele, suavizam manchas e fortalecem a barreira cutânea.
- Hidratantes (como ácido hialurônico e pantenol): promovem hidratação duradoura, melhoram textura e contribuem para o viço natural.
- Anti-idade (como peptídeos): estimulam colágeno e elastina, suavizando linhas finas e conferindo firmeza.
- Controle de oleosidade e acne (como ácido salicílico): desobstruem poros, equilibram a produção de sebo e previnem cravos e espinhas.
Segundo a médica, muitos séruns hoje combinam diferentes ativos, ampliando a ação e permite tratar mais de uma demanda ao mesmo tempo.
Como incluir os séruns na rotina?
A recomendação geral é aplicar o sérum após a limpeza e antes do hidratante. Dependendo do ativo, o produto pode entrar na rotina da manhã — para reforço antioxidante — ou da noite, quando o foco é regeneração.
A influenciadora de skincare e beleza Mirella Qualha (@iamirella) compartilha como usa o produto no dia a dia: “Pela manhã, aplico sempre o Perfecting Sérum Antimanchas da linha Cetaphil Healthy Radiance antes do hidratante e do protetor solar.
Sinto que ele deixa o meu rosto mais uniforme e luminoso, com aquele efeito de glass skin, além de preparar a pele para potencializar os demais produtos.
Percebi que, seguindo essa ordem, a absorção é melhor, a pele se mantém hidratada por mais tempo e os resultados aparecem de forma mais rápida e visível”.
E quais séruns escolher?
O mercado oferece opções com diferentes combinações de ativos e propostas de uso. A ideia é que cada pessoa encontre a fórmula mais alinhada às necessidades atuais da própria pele — seja para hidratar, iluminar, uniformizar o tom ou suavizar sinais.
Seguindo essa lógica, selecionamos abaixo algumas opções de séruns que dialogam com diferentes tipos de pele e objetivos de cuidado.
Healthy Radiance Perfecting Sérum Antimanchas (Cetaphil) - Formulado com a tecnologia GentleBright™ — que reúne niacinamida, lírio-do-mar e vitamina C —, o sérum tem foco na uniformização do tom e na luminosidade da pele.
Optimal Hydration Sérum Hidratante Facial 48h (Cetaphil) - Voltado para peles que precisam de reforço de hidratação, o produto combina ácido hialurônico e uma textura leve, de rápida absorção. A fórmula foi desenvolvida para auxiliar na retenção de água e na melhora gradual da textura — especialmente em peles sensibilizadas ou ressecadas.
Sérum Antiolheiras (Sallve) - Une cafeína vetorizada a um peptídeo especialista para reduzir e prevenir olheiras vasculares (roxas ou azuladas) e pigmentares (amarronzadas), reduzir o inchaço, bolsas e linhas finas ao redor dos olhos.
Ultra Sérum 10% Ácido Lático + Vitamina F (Simple Organic) - Esfolia suavemente e hidrata intensamente, tudo em um único passo. É para a pele e couro cabeludo, atuando no controle da oleosidade e removendo células mortas.
Sérum Mix-03 (Principia) - Com 6% de multivitaminas, 3% de manteiga de abacate, 2% de esqualano e 1% de bisabolol, proporciona hidratação intensa, ajuda a suavizar linhas finas, melhora a textura e acalma a pele.
Importante: antes de incluir qualquer ativo na rotina — especialmente ácidos, clareadores ou ingredientes de ação mais intensa —, consulte um dermatologista para avaliar o que faz sentido para o seu tipo de pele e suas necessidades.
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
