Crianças precisam ouvir muitos “NÃO!”, e os adultos de hoje precisam entender isso
Ser firme é a chave e aqui te dou cinco razões pelas quais você deve dizer “não” para seu filho com muita segurança

Esses dias meu filho de 6 anos perguntou se ele era um filho ruim porque ele levava muitos “nãos e broncas”. Eu retruquei dizendo: “Mas você também leva muitos elogios quando faz coisa legais, não?” Ele pensou melhor e concordou: “Verdade, é que eu estou aprendendo”. Está e é nossa responsabilidade ensinar!
Eu sempre digo: educar dá muito trabalho. Exige que você repita as mesmas coisas milhares de vezes e mostre os limites o tempo todo para que as crianças se desenvolvam com segurança.
Se você não disser “não”, em algum momento o resto do mundo vai dizer (e aposto que não será com a mesma gentiliza e cuidado que você!).
Leia mais
Dizer “não” o tempo todo pode parecer chato, mas é fundamental. O “não” com explicação constrói compreensão e o “não” com carinho e limites consistentes constrói a confiança das crianças.
Por isso, elas nos testam o tempo todo. Elas, naturalmente, querem entender até onde podem ir.
Teoria x prática
Hoje em dia, nós mães temos muito acesso à informação e existem muitas teorias sobre tudo. Mas teoria e prática são coisas muito diferentes quando estamos educando uma criança. E é preciso entender isso quando a realidade do dia a dia se impõe.
De acordo com a psicóloga clínica especializada em família, infância, adolescência e trauma, Ana Carolina Dávila Sodré, quando você não diz não você acaba deixando a criança mais confusa porque toda criança precisa entender limites para se desenvolver.
“Até uns 5 ou 6 anos, as crianças não tem a capacidade de abstração, até por questões cognitivas ainda em desenvolvimento. Elas não conseguem elaborar que existe um cinza, um mais ou menos. Não existe essa subjetividade, ou é preto ou é branco. Tudo precisa ser muito concreto para que ela se sinta segura”, explica.
Ana Carolina ainda destaca que é importante que a criança entenda o tônus dos pais, e o que ela desperta neles quando faz algo.
“Se ela sai das regras é natural que ela desperte uma reação de aversão. Tem um aprendizado importante através linguagem corporal do outro nessa fase e vai até os sete anos”, finaliza.
Ser firme é a chave e aqui te dou cinco razões pelas quais você deve dizer “não” para seu filho com muita segurança sempre que for preciso:
- O “não” ajuda as crianças a entenderem limites e regras;
- Ouvir “não” é parte do desenvolvimento emocional saudável;
- O “não” contribui para a autorregulação e autoestima;
- A palavra “não” também ensina respeito pelos outros;
- Crianças que não ouvem “não” demais podem ter dificuldades depois.
👉Siga o Tempinho Juntos no Instagram
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














