Logo R7.com
RecordPlus
R7 Viva a Vida

Turismo rural ganha força em Pernambuco e torna o Agreste atraente para viajantes

Com a promessa de mais tempo em conexão com a natureza, turistas em busca de sossego têm fortalecido o setor

Viva a Vida|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O estado de Pernambuco está se tornando um destino popular para o turismo rural entre 2024 e 2025.
  • Turistas buscam sossego e reconexão com a natureza, afastando-se das áreas litorâneas saturadas.
  • A economia local tem se beneficiado, com cidades como Betânia experimentando um crescimento significativo.
  • Iniciativas como a transformação de uma usina desativada em parque artístico-botânico em Água Preta estão atraindo mais turistas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Quando chegam as férias, Pernambuco é um dos principais destinos nas rotas de diversos viajantes. As praias e centros históricos atraem turistas do mundo inteiro, mas, entre 2024 e 2025, uma tendência tem crescido: o turismo rural, ligado ao contato com a agricultura e tradições culturais da região.

Aproveitar a paisagem bucólica em uma pousada, ao mesmo tempo em que se reconecta com a natureza, tem virado um dos principais desejos entre aqueles que buscam sossego. “O litoral já está saturado, muita gente já conhece. [...] Difícil de encontrar um restaurante. Muito agitado. Aí, as pessoas estão vindo para o interior”, aponta Rodrigo Dutra.


Presidente da Agit (Associação Gravataense de Incentivo ao Turismo), ele já formulou diversos roteiros turísticos para os municípios da região. Segundo Dutra, o movimento tem alterado a economia local: “A cidade de Betânia, [...] é quase como se tivesse surgido uma nova cidade. Porque tem muito turismo rural lá”. Não à toa, a Secretaria de Turismo do Estado registrou um crescimento de 10% no setor.

O movimento consegue reformular comunidades inteiras. Em Água Preta, uma usina de cana-de-açúcar desativada há anos foi transformada em um parque artístico-botânico. A mudança renovou o município e tem atraído mais turistas a conhecer um Pernambuco que vai além das praias.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.