Mãe do bebê achado entre muros fala e decisão sobre ela surge
A mãe do bebê que foi achado entre muros se pronunciou e impressionou.
Bebê Mamãe|Do R7

Uma decisão sobre a mãe do bebê que foi achado entre paredes foi revelada. O bebê foi encontrado na manhã da última terça-feira (19) por moradores da casa que escutaram barulhos que vinham do muro. O caso ocorreu em Caaporã, no litoral Sul da Paraíba.
Quando os moradores foram checar, viram o bebê recém-nascido preso entre o muro deles e o do vizinho. Os moradores chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Para conseguirem resgatar o bebê, os socorristas precisaram quebrar parte do muro.
Assim que foi tirado da parede, o bebê foi levado imediatamente para a ambulância e depois ao Hospital Municipal de Alhandra. O bebê ainda foi transferido de helicóptero para o Hospital de Trauma de João Pessoa e, depois disso, foi levado para o Hospital Edson Ramalho também em João Pessoa.
Apesar dos esforços dos socorristas e de toda a equipe médica, o recém-nascido, infelizmente, não resistiu e partiu na noite de terça-feira (19). O diretor-geral do Hospital Edson Ramalho, Aluízio Lopes, onde neném estava quando partiu, explicou que o pequeno chegou em um quadro de saúde gravíssimo.
O diretor do hospital disse em nota. “Paciente gravíssimo desde a hora que chegou. Quando se conseguiu controlar minimamente e observar mais o bebê, foi constatado que se tratava de um recém-nascido compatível com 30 semanas de nascido. Só por isso, já se tratava de um paciente grave e que já estava em risco de morte, além de que já estava politraumatizado. Houve nove paradas cardíacas. Tudo que era possível na medicina foi feito para salvar a vida desse paciente, mas, por todo esse contexto, infelizmente o bebê veio a óbito”.
Mãe do recém-nascido se pronunciou e decisão sobre ela surgiu
A mãe do bebê recém-nascido foi identificada ainda na terça-feira (17). Segundo os investigadores, trata-se de uma adolescente de 17 anos que mora na casa vizinha a qual o bebê foi achado. Depois de ter passado por atendimento no Instituto Cândida Vargas, em João Pessoa, foi decidido que ela iria ser detida. A garota foi levada para uma instituição socioeducativa na capital.
Em seu depoimento para a polícia, a mãe do bebê disse que estava escondendo a gravidez porque temia a reação de sua família. Ela ainda confessou que tomou chás para ter a perda. O bebê nasceu prematuramente de 30 semanas, a jovem deu à luz sozinha em sua casa. Assim que o bebê nasceu, ela o abandonou entre o muro da sua casa e o muro do vizinho.
O advogado da jovem mãe, Daniel Lopes, afirmou que ela está muito abalada. “Ela não responde processo, ela é menor de idade. Ela está muito abalada, com o estado psíquico muito perturbado. Ela não está em condições de conversar com a defesa e como ela é menor de idade a família tá tomando a frente nessa questão. Tem que ver os exames, o que vão acusar, qual é o estado clínico dela, para a gente poder dar uma certeza”, afirmou.
Causa da partida do bebê é revelada, mãe faz teste de DNA
Na última sexta-feira (22) foi revelada a causa da partida do recém-nascido. A autópsia feita pelo Instituto de Medicina Legal (IML) apontou que causa da partida do bebê foi hipotermia, traumatismo crânio-encefálico e prematuridade.
Mesmo com a conclusão da autópsia, o corpo do recém-nascido continua sob custódia do Instituto de Polícia Científica (IPC) para a realização de outros exames. A diretora geral do Instituto de Polícia Científica (IPC-PB) de João Pessoa, Raquel Azevedo, explicou que o corpo só será liberado após teste de DNA comprovar quem são os pais da criança.
“Foi coletado material para análise de DNA tanto da criança quanto da possível mãe e após o resultado da confirmação, a criança será liberada a família. A criança está no IPC e a suposta mãe veio também até o instituto para fazer perícia, tanto coleta do material genético quanto exame traumatológico. E ela veio acompanhada da mãe, possível avó da criança. Confirmando a maternidade ela será entregue a família”, disse Raquel Azevedo.


















