Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Problemas com carro de som podem afetar desfile de 60 blocos em BH

Detran vai abrir as portas às 7h30 desta sexta para que representantes regularizem a documentação; blocos alegam que exigência foi de última hora

Carnaval 2019|Camila Cambraia, da RecordTV Minas

Sessenta blocos podem ser afetados
Sessenta blocos podem ser afetados Sessenta blocos podem ser afetados

Os 60 blocos que enfrentam problemas com a documentação dos carros de som para transportar as bandas em seus desfiles vão poder procurar um plantão do Detran (Departamento de Trânsito de Minas Gerais) a partir das 7h30 desta sexta-feira (21).

A decisão foi tomada em uma reunião realizada nesta quinta-feira (20) na Cidade Administrativa, sede do governo estadual. O Governo de Minas foi representado pelo secretário-adjunto de Governo, José Geraldo Prado, que falou sobre a decisão.

Confira a programação completa para o Carnaval 2020 de BH

— Foi este o compromisso que foi feito na reunião, de avaliar essa documentação e ver se ela é suficiente para atender a legislação federal e garantir a segurança, que acho que é o principal e todos concordam. 

Publicidade

Blocos de rua e forças de segurança do Estado enfrentam um dilema desde o fim de semana passado, quando a Polícia Militar apreendeu e multou carros de som de três blocos que desfilaram em Belo Horizonte.

De acordo com a corporação, foram identificadas irregularidades na documentação desses veículos. Segundo a Polícia Civil, os problemas vão desde a falta de licenciamento ao não cumprimento da legislação federal, que regulariza a circulação de trios elétricos. Com a medida, 14 dos 30 carros que seriam usados na folia estão impedidos de desfilar.

Publicidade

Leia também

Apesar da força-tarefa do Detran, representantes dos blocos estão apreensivos. Eles temem não conseguir reunir toda a documentação exigida a tempo para o Carnaval. O representante do bloco Garotas Solteiras, Jonathan Melo diz que o processo deveria ter sido mais bem organizado por parte do poder público.

— Isso deveria ter sido avisado antes porque nós temos toda a intenção de resolver. Ninguém quer colocar carros inseguros na rua. Só que a gente é sociedade civil e, em contato com órgãos públicos, deveríamos ter sido melhor orientados

Publicidade

Cancelamento

Diante do impasse, um dos blocos mais tradicionais de Belo Horizonte, o "Juventude Bronzeada", cancelou o cortejo deste ano. O anúncio foi feito por meio das redes sociais, horas depois de a Justiça negar um pedido liminar de representantes de blocos para que os cortejos pudessem usar os carros de som que eram utilizados nos anos anteriores. O produtor do bloco, Igor Silva, esteve na reunião desta tarde e afirma que a decisão será mantida.

Hoje, está cancelada. Vamos esperar os próximos desdobramentos, mas não é da nossa intenção nos esforçar mais para resolver um problema que é do poder público. Nesses anos do ressurgimento do Ccarnaval, todos os anos surgem demandas às vésperas do Carnaval e temos que correr atrás para resolver. Todo ano acontece a mesma coisa. 

Nesta tarde, advogada Laura Diniz, que representa os blocos, recorreu da decisão.

— No primeiro fim de semana do Carnaval da programação de Belo Horizonte, os blocos saíram, os carros saíram, a PM esteve presente e não fez nenhuma apreensão. Ela não falou de nenhuma irregularidade e, pelo contrário, se colocou à disposição e, no fim de semana seguinte, ela mudou de postura. E aí, como é que ficam os investimentos, a estruturação da cidade, sendo que os principais blocos afetados não vão conseguir sair às ruas? 

Pela manhã, representantes de blocos foram até o Detran em busca de informação. Ao todo, 60 blocos de rua de Belo Horizonte podem ter o desfile alterado por determinação do órgão.

Além dos gastos extras, os organizadores correm contra o tempo para conseguir viabilizar a festa depois que os carros de som que acompanham o percurso foram barrados, como explica Luiza Alana, do bloco Roda de Timbau.

— O trio que a gente conseguiu para poder sair hoje é maior e não pode sair na rua Itajubá, que é nosso cortejo original. Ontem à noite tivemos uma mudança de trajeto e vamos sair na Sapucaí. Andaríamos oito quarteirões e, agora, são dois. Vai acontecer porque a gente trabalha para isso, mas foi o trabalho de um ano inteiro e tivemos que mudar tudo em dois dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.