Mc Soffia vai participar de desfile em exaltação ao negro na Vai-Vai
A rapper, que fala sobre minorias, preconceito e empoderamento feminino em suas músicas, será destaque na escola de samba paulistana
São Paulo|Larissa Martin, do R7*

A rapper Mc Soffia se rendeu ao Carnaval e vai desfilar como destaque na escola de samba paulistana Vai-Vai.
Aos 14 anos, a artista explica, no entando, que essa não será sua primeira experiência na folia. Soffia já frequentava os ensaios da Saracura, como a agremiação é conhecida, e já foi para a avenida com eles uma vez. Mas o convite para desfilar desta vez foi especial, ela destaca.
Ao R7, Soffia conta que se entusiasmou com as palavras da rainha de bateria da escola, Camila Silva. "Se você não for, não vai ter Vai-Vai".

A rapper disse que cresceu nomeio carnavalesco e a cultura do Carnaval, a música e o enredo da escola em 2019 empoderam a cultura negra, que ela faz parte.
— Desde pequena eu acompanho e brincava de desfilar nos ensaios. Agora pretendo mostrar que sei sambar. É a segunda vez que desfilo e será muito bom porque o samba é parte da minha cultura negra. Quando meninas negras me verem dançar, elas se sentirão à vontade para dançar também. O enredo da Vai-Vai desse ano é sobre as pessoas terem menos preconceitos.
A agremiação da Bela Vista vai defender o enredo Vai-Vai: o quilombo do futuro, assinado pelos carnavalescos Roberto Monteiros e Hernani Siqueira.
O samba-enredo traz menções à liberadade e à igualdade. "A liberdade é minha por direito. Não vamos tolerar o preconceito. Somos todos irmãos e a luz da razão vai nos guiar", diz um dos versos. "Sorrir, sim, nós podemos sonhar. Pois temos um futuro pela frente. Punhos cerrados, a Saracura está presente", diz outro trecho.

A cantora, que completará oito anos de carreira em 2019, trata nas canções sobre preconceito, racismo, machismo e, para ela, o rap significa "música de força e resistência". Além disso, ela fala sobre amor próprio e empoderamento feminino.
MC Soffia já se apresentou em eventos como a Virada Cultural de São Paulo, Festival Afro-latinidades em Brasília e a abertura das Olimpíadas no Rio de Janeiro.
Em 2018, a adolescente participou do programa da RecordTVDancing Brasil Junior.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Thiago Calil