Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Carnaval São Paulo 2019

Segundo dia de desfiles em SP tem Vai-Vai, Mocidade e Gaviões da Fiel

Águia de Ouro, campeã do Grupo de Acesso, é quem abre a noite, que ainda tem Dragões da Real, Rosas de Ouro e Unidos de Vila Maria

São Paulo|Ricardo Cruz, do R7*

Sabrina Sato será rainha de bateria da Gaviões da Fiel em 2019
Sabrina Sato será rainha de bateria da Gaviões da Fiel em 2019

Mais sete escolas de samba entram na avenida do Sambódromo do Anhembi neste sábado (2), na segunda e última noite de desfiles do grupo especial de São Paulo. Águia de Ouro, Dragões da Real, Mocidade Alegre, Vai-Vai, Rosas de Ouro, Unidos de Vila Maria e Gaviões da Fiel se apresentam a partir das 22h30.

Assim como aconteceu ontem, CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e SPTrans montaram um esquema especial de transito e transporte público para os foliões.

Campeã do grupo de Acesso em 2018, a Águia de Ouro abre a noite de desfiles. A agremiação, criada em 1976, entra na avenida às 22h30, com o enredo Brasil, eu quero falar de você! Que país é esse!. De acordo com a escola, a ideia é falar da exploração das nossas riquezas naturais e culturais motivadas pela ganância humana.

Dragões da Real entra na avenida logo em seguida. Em 2017, a escola da Vila Anastacio, zona oeste da capital paulista, alcançou a melhor colocação de sua história no grupo especial, como vice-campeã da folia. Com 269,7 pontos, perdeu para a Acadêmicos do Tatuapé apenas pelo critério de desempate.


Com seis títulos no Grupo Especial, a Mocidade Alegre vai apresentar o enredo Ayakamaé; as águas sagradas do sol e da lua. Elementos da cultura indígenas serão explorados para recontar uma lenda indígena. A última vez que a escola venceu o Carnaval de São Paulo foi em 2014. No ano passado, a agremiação ficou em segundo lugar.

Líder no ranking da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, com 15 títulos ao longo da história, a Vai-Vai levará para a avenida o enredo Vai-Vai, o quilombo do futuro. A ideia é fazer uma viagem no tempo de um africano contador de histórias. 


A Rosas de Ouro vai fazer uma homenagem ao povo armênio. Viva Hayastan! vai abordar um dos maiores genocídios da história da humanidade. Em 2018, a escola ficou em oitavo lugar na disputa. Ao todo, a azul, rosa e branco acumula sete títulos.

Unidos de Vila Maria será a penúltima a entrar na avenida do Anhembi. Com o enredo Nas asas do grande pássaro, o vôo da Vila Maria ao império do sol”, o objetivo vai ser mostrar as belezas naturais e culturais do Peru — país sul-americano. 


Para encerar a última noite de desfiles, a Gaviões da Fiel entra no Sambódromo falando sobre a história e lendas envolvendo o tabaco. Com o enredo A saliva do santo e o vento da serpente, reedição do desfile de 1994, a escola briga pelo quinto campeonato de sua história. 

Os ingressos para hoje estão esgotados. 

OPERAÇÕES – CET

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo preparou uma operação especial de trânsito nas principais vias de acesso ao Sambódromo, no Anhembi, de sexta-feira (1) a terça-feira (5), por conta dos desfiles das escolas de samba da capital paulista.

Localizado entre as pontes das Bandeiras e da Casa Verde, as principais vias de acesso ao Sambódromo são as avenidas Olavo Fontoura, Assis Chateaubriand (Marginal Tietê e Santos Dumont.

Na primeira noite, as operações acontecem das 23h15 de sexta-feira (1) até às 6h45 de sábado (2). No encerramento dos desfiles do grupo especial o início da operação será um pouco mais cedo, das 22h30 de sábado (2) às 6h do domingo (3).

Confira as vias interditadas durante a folia

As vias manterão acesso restrito, com circulação permitida somente para tráfego local autorizado e devidamente credenciado.

- Rua Professor Milton Rodrigues, sentido Marginal: desde 15 de fevereiro até as 9h do dia 09 de março para infraestrutura do evento;

- Rua Professor Milton Rodrigues, sentido Olavo Fontoura: de sexta-feira (1) a segunda-feira (04), sempre das 18h às 9h do dia seguinte;

- Acesso local exclusivamente por veículos credenciados do Hotel Holiday-Inn, Anhembi e Liga das Escolas;

- Avenida Olavo Fontoura, ambos os sentidos, incluindo ruas Doutor Melo Nogueira, Brazelisa Alves de Carvalho, Anita Malfati e Luciano Prata;

Já a avenida Assis Chateaubriand (Marginal Tietê, pista local), terá acesso restrito, exclusivamente para ônibus com os componentes das escolas. As interdições acontecem das 22h de sexta-feira (1) às 9h de sábado (2). De sábado (2) a segunda (4), das 19h às 9h do dia seguinte.

SPTRANS

A SPTrans (São Paulo Transporte) criou duas linhas especiais que vão ligar o Metro Barra Funda e o Metrô Portuguesa-Tietê ao Sambódromo do Anhembi nos dias de desfiles das escolas de samba da capital paulista. Com tarifa de R$ 4,30, os ônibus circularão entre os dias 1 e 5 de março.

Confira os itinerários

Na sexta-feira (1) e no sábado (2), o Prefeitura de São Paulo coloca na rua a linha 879A/10 Metrô Barra Funda - Anhembi. O desembarque aconteceu no portão 01.

Ida: Av. Cruzeiro do Sul, Rua Mal. Odylio Denys, Rua Força Pública, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura, Retorno ao portão 01 do Anhembi. 

Volta: Av. Olavo Fontoura - portão 01, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul.

Já a linha do Metrô Portuguesa-Tietê ao Sambódromo vai funcionar durante todas as noite - incluindo os grupos de Acesso.

Ida: Terminal Barra Funda - Lado Norte - Plataforma A, Rua da Várzea, Av. Thomas Edson, Rua Joaquim Manoel de Macedo, Rua do Bosque, Rua José Antonio Muniz, retorno sob Vd. Pacaembu, Rua Assis, Av. Dr. Abraão Ribeiro, Rua Baronesa de Porto Carreiro, Av. Rudge, Ponte da Casa Verde, Av. Braz Leme, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura. 

Volta: Av. Olavo Fontoura - portão 01, Praça Campo de Bagatelle, Av. Santos Dumont, Av. Braz Leme, Ponte da Casa Verde, Av. Dr. Abraão Ribeiro, Rua José Antonio Muniz, Rua da Várzea, Av. Tomaz Edson, Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, Terminal Barra Funda - Lado Norte - Plataforma A.

Serviço:

Onde: Avenida Olavo Fontoura, 1209 - Santana

Quando: Sábado (2) – Abertura dos portões ao público às 18h

*Estagiário do R7, sob supervisão de Thiago Calil

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.