Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Música
Publicidade

Brasileiro faz sucesso ao projetar palcos de shows para nomes como J.Lo, Britney Spears e Luan Santana

O diretor criativo Kley Tarcitano se transformou em um dos profissionais mais requisitados da área de espetáculos

Música|Felipe Gladiador, do R7

Kley Tarcitano já trabalhou com estrelas como Jennifer Lopez e Luan Santana
Kley Tarcitano já trabalhou com estrelas como Jennifer Lopez e Luan Santana Kley Tarcitano já trabalhou com estrelas como Jennifer Lopez e Luan Santana

O que grandes nomes da música como Jennifer Lopez, Luan Santana, Britney Spears e Maluma têm em comum?

Além do sucesso, todos eles já trabalharam de alguma forma com o brasileiro Kley Tarcitano, que atua como diretor criativo nos Estados Unidos. 

Kley já foi responsável por criar palcos de apresentações importantes nas carreiras de vários artistas. O profissional fez parte da equipe de J.Lo durante a performance do Super Bowl de 2020, assinou a direção criativa de Anitta no Coachella 2022 e também já fez parte da produção do reality show American Idol.

Em entrevista ao R7, Kley explica que seus trabalhos podem ser voltados para artistas dos mais variados gêneros: "Eu sou apaixonado pela arte de produzir, independentemente do gênero musical. Inclusive, em agosto deste ano, trabalhei com o Luan Santana, que é um astro do sertanejo", contou ele ao citar a nova versão da turnê Luan City, que o cantor fez em Portugal.

Publicidade
Kley trabalhou com a equipe de J.Lo no Super Bowl
Kley trabalhou com a equipe de J.Lo no Super Bowl Kley trabalhou com a equipe de J.Lo no Super Bowl

O diretor destaca alguns de seus trabalhos favoritos: "O Grammy Latino de 2017 foi muito especial para mim, por ser minha estreia em um show desse porte e duas apresentações me marcaram como as mais desafiadoras: o Super Bowl, principalmente pela grandiosidade do evento – é o maior show do mundo, visto por bilhões de pessoas".

Ele completa que o outro show marcante foi a estreia de Anitta no festival norte-americano Coachella: "Levamos muitos elementos da realidade do Rio de Janeiro para o palco, fazendo algo inesquecível tanto para o público quanto para os envolvidos na montagem. Além disso, era uma responsabilidade ainda maior, já que foi a primeira vez que uma artista brasileira se apresentou no palco principal, e eu estava na direção do espetáculo". 

Publicidade
Anitta e Saweetie durante show da brasileira no Coachella 2022
Anitta e Saweetie durante show da brasileira no Coachella 2022 Anitta e Saweetie durante show da brasileira no Coachella 2022

Para Anitta, Kley recriou uma favela no palco do Coachella. Conhecida por ser perfeccionista, a brasileira parece ter se conectado com o diretor: "Fizemos algumas reuniões, ela e a equipe me apresentaram o conceito do projeto e trabalhei em cima disso, colocando as minhas referências e ideias, para termos o melhor resultado possível. Anitta e eu nos demos bem desde o nosso primeiro encontro. Tivemos uma boa sintonia, e isso também acaba refletindo no resultado final do trabalho".

Além de trabalhar com a diva brasileira, Kley tem em seu currículo projetos com Britney Spears, Jennifer Lopez, J Balvin, Maluma, Dove Cameron, Paula Abdul e Derek Hough. Ele também fez parte da equipe que cria shows para a emissora Disney Channel.

Publicidade

Leia também

Carreira traz inúmeros desafios

Kley destaca o processo complexo de criação dos espetáculos: "O tempo varia muito de acordo com o tipo de projeto, se for uma turnê, uma apresentação de televisão ou um show único, por exemplo. Pode ser que demore uma semana, como os programas de TV. Para o American Idol é preciso criar dez performances em poucos dias, por ser um programa semanal. Outra variável é a disponibilidade financeira do projeto. Além disso, o trabalho envolve milhares de pessoas: engenheiros, profissionais para construir e desenvolver, técnicos de logística, entre muitos outros. Tudo isso influencia o tempo de execução". 

O profissional ressalta, no entanto, que o tamanho dos projetos não influencia a qualidade do resultado. Para ele, é possível fazer um ótimo show de qualquer jeito, seja com uma pegada minimalista ou como uma superprodução: "Com a técnica e os elementos certos, é possível fazer qualquer tipo de show, em qualquer estilo, ser um grande espetáculo. É fundamental respeitar a essência e o estilo dos artistas. O que eles desejam passar para o público naquele momento específico da carreira é o que deve falar mais alto".

De caixas de sapato no quarto até os maiores palcos mundiais

Nascido em São Paulo, Kley mora atualmente nos Estados Unidos
Nascido em São Paulo, Kley mora atualmente nos Estados Unidos Nascido em São Paulo, Kley mora atualmente nos Estados Unidos

A paixão de Kley por direção artística surgiu já na infância: "Lembro que, quando tinha 5 anos, pedia para minha mãe cortar caixas de sapato para fazer proscênio de palco. Depois, dos meus 8 aos 14 anos, ficava montando cenários com Legos. Acredito que essa seja minha vocação. É algo que nasci para fazer". 

Entrar no mercado não foi simples: "A trajetória até chegar à área que realmente desejava foi longa. Comecei fazendo figuração em filmes para ampliar minha rede de contatos, até assumir o cargo de assistente de produção do American Idol. Após alguns meses, passei a ser produtor associado do programa. Depois disso, migrei para as produções de shows de grande porte, tendo minha estreia no Grammy Latino de 2017".

Kley criava diversos projetos quando era criança
Kley criava diversos projetos quando era criança Kley criava diversos projetos quando era criança

O diretor também reflete sobre ser brasileiro e fazer sucesso com artistas nacionais e internacionais. Atualmente ele se divide entre Miami e Los Angeles, nos EUA: "Nasci e passei a infância e a adolescência em São Paulo. Sonhava em vir para os Estados Unidos desde pequeno. Era como se eu soubesse que iria morar e fazer carreira aqui. Nunca tive dificuldade para me adaptar e nunca sofri prejuízos por causa da minha origem. Hoje sou americano, e tudo aconteceu de forma muito natural e orgânica, como se a cultura americana fosse parte de mim. Mas, apesar de estar há muitos anos morando em outro país, nunca perdi o orgulho de ser brasileiro. E levar a arte com as referências de vida que carrego me realiza demais". 

Futuro de muitas possibilidades

Tendo trabalhado com alguns dos nomes mais estrelados da música, Kley revela alguns dos projetos dos quais gostaria de fazer parte. "Produzir para o Carnaval brasileiro e atuar nas Olimpíadas são dois sonhos que ainda não realizei. E uma das artistas com quem ainda sonho em trabalhar é a Beyoncé. Os shows dela são grandiosos. Acho que conseguiríamos fazer projetos icônicos juntos."

Para finalizar o papo, o profissional incentiva as pessoas que também querem trabalhar na área de espetáculos: "Não desista! Trace metas e persista até alcançar os seus objetivos. É preciso ter foco, insistir, se entregar, confiar no próprio potencial, ter em mente que é possível fazer os sonhos acontecerem e, principalmente, ter certeza que nasceu para fazer isso". 

Relembre abaixo o show do Super Bowl de 2020, com Shakira e Jennifer Lopez.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.