Ator e comediante Jerry Stiller morre aos 92 anos

GENTE-JERRYSTILLER-MORTE:Ator e comediante Jerry Stiller morre aos 92 anos

Por Bill Trott

NOVA YORK (Reuters) - Jerry Stiller, que interpretou dois dos pais mais malucos da televisão americana nas comédias "Seinfeld" e "O Rei do Bairro", morreu aos 92 anos, disse seu filho Ben Stiller no Twitter nesta segunda-feira.

"Lamento dizer que meu pai, Jerry Stiller, faleceu por causas naturais", escreveu Ben, um comediante de Hollywood que apareceu ao lado do pai em "Zoolander" e outros filmes.

"Ele era um ótimo pai e avô, e o marido mais dedicado à esposa Anne por cerca de 62 anos. Ele fará muita falta. Amo você, pai", acrescentou.

Jerry Stiller já estava na casa dos 60 anos quando conseguiu o que se tornaria seu principal papel: Frank Costanza, pai de George Costanza (interpretado por Jason Alexander) em "Seinfeld", um homem tenso e bombástico sempre à beira de um AVC.

Em 1993, Stiller achava que sua carreira no entretenimento estava chegando ao fim quando recebeu um telefonema de Larry David, co-criador de "Seinfeld", sobre se juntar ao elenco liderado pelo comediante Jerry Seinfeld.

O programa, um dos mais conceituados da história da TV norte-americana, estava em sua quarta temporada na época, mas Stiller disse que nunca assistira a um minuto e teve que perguntar: "Quem é Seinfeld?"

O último episódio da série foi ao ar em 1998, mesmo ano em que Stiller interpretou outro pai em "O Rei do Bairro". Como Arthur Spooner, o ator deu vida a outro personagem excêntrico--embora não tão explosivo quanto Frank Costanza--, que morava no porão da casa de sua filha (interpretada por Leah Remini) e seu marido (Kevin James) durante as nove temporadas do programa.