Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bibliotecas do Japão esperam que esterilizador de raios UV tranquilize visitantes

LIVRO-JAPAO-BIBLIOTECAS:Bibliotecas do Japão esperam que esterilizador de raios UV tranquilize visitantes

Pop|

Por Jack Tarrant e Kim Kyung Hoon

TÓQUIO (Reuters) - Bibliotecas do Japão estão torcendo para que uma máquina que esteriliza livros usando luz ultravioleta convença os visitantes a retirarem publicações durante a pandemia de coronavírus.

Bibliotecas de todo o país estão instalando a máquina, que leva cerca de 30 segundos para esterilizar um livro com luz ultravioleta e que sacode as páginas para tirar a poeira.

A Biblioteca Narimasu de Itabashi, situada ao sul de Tóquio, tem uma máquina do tipo desde 2018, mas seu gerente disse que agora ela está sendo usada três vezes mais.

Publicidade

Os próprios clientes podem usar a máquina, que fica perto da recepção, quando retiram um livro e novamente ao devolvê-lo – mas isso não é obrigatório.

Para muitos dos que estavam na biblioteca nesta quarta-feira, a máquina é algo tão novo quanto era o gel antisséptico contra Covid-19.

Publicidade

Eriko Isozaki, que vai à biblioteca semanalmente para emprestar livros infantis, disse que o aparelho divertiu seu filho, que pareceu fascinado com a ultravioleta azul.

"Não sei o quão eficiente é, mas acho que é melhor do que nada", disse Isozaki. "E é divertida. Meu filho parece gostar de ver (a máquina)."

Publicidade

Muitos dos clientes da biblioteca são idosos, por isso mantê-los seguros é extremamente importante.

Muitos deles usaram a máquina ao devolver livros, como Yasuhito Kobayashi, de 77 anos.

"Sinto-me aliviado, porque ela esteriliza os livros... mas não tenho certeza se é realmente eficiente."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.