Filme francês Dheepan leva a Palma de Ouro em Cannes
França garantiu oito prêmios no festival deste ano
Pop|Do R7

CANNES, França (Reuters) - O filme francês Dheepan levou a principal palma de ouro para o diretor Jacques Audiard no 68º Festival Internacional de Cinema de Cannes, coroando uma ótima noite para o cinema francês que levou outros dois prêmios.
O filme conta a história de refugiados de Tâmil da guerra civil do Sri Lanka que tentam fazer uma nova vida em um conjunto habitacional francês violento e cheio de drogas.
"Eu estou muito emocionado. Ganhar um prêmio dos irmãos Coen é algo excepcional", disse Audiard, que ganhou outros dois prêmios menores em Cannes no passado, disse na cerimônia de encerramento. "Estou pensando em meu pai".
Os diretores norte-americanos Joel e Ethan Coen presidiram o festival este ano.
O francês Vincent Lindon ganhou o prêmio de melhor ator pelo filme La Loi du Marché, do diretor Stéphane Brizé, em que encena um homem que perde o emprego e é forçado a assumir um cargo de supervisor em um supermercado que tempo um plano secreto para se livrar dos empregados para impulsionar o lucro.
O prêmio de melhor atriz foi dividido entre a norte-americana Rooney Mara por seu papel em Carol, de Todd Hayne, e a atriz francesa Emmanuelle Bercot no filme Mon Roi, do diretor francês Maïwenn Besco.
O segundo prêmio foi para o diretor húngaro Laszlo Nemes por Saul Fia, enquanto o filme The Lobster, do diretor grego Yorgos Lanthimos ficou em terceiro. O diretor taiwanês Hou Hsiao-Hsien ganhou o prêmio de melhor diretor por Nie Yinniang.
Confira a lista completa dos vencedores da Palma de Ouro:
Palma de Ouro
Dheepan
Grande Prêmio do Juri
Son Of SaulPrêmio do Júri
The Lobster
Melhor Diretor
Hou Hsiao-hsien (The Assassin)
Melhor Ator
Vincent Lindon (The Measure Of A Man)
Melhor Atriz
Rooney Mara (Carol)
Emmanuelle Bercot (Mon Roi)
Melhor Roteiro
Michel Franco (Chronic)
Palme d’Honneur
Agnès Varda Caméra d’Or (melhor longa de diretor estreante)
La Tierra Y La Sombra, de Cesar Augusto Acevedo (parceria entre Colômbia, Brasil, Chile, França e Holanda) Melhor Curta-metragem
Waves 98