Pop Praça São Marcos de Veneza é atingida por inundação de verão rara

Praça São Marcos de Veneza é atingida por inundação de verão rara

ITALIA-CLIMA-VENEZA-INUNDACAO:Praça São Marcos de Veneza é atingida por inundação de verão rara

Reuters - Entretenimento

VENEZA (Reuters) - Uma inundação de verão rara submergiu a famosa Praça São Marcos de Veneza em até um metro de água na madrugada desta segunda-feira.

A cidade é vitimada com frequência pela chamada "acqua alta" no outono e no inverno, e em novembro de 2019 inundações devastadoras causaram centenas de milhões de euros de danos.

Mas o que ocorreu desta vez foi menos danoso, e casais presentes na praça dançaram ao som de música de piano com água quase até os joelhos, enquanto crianças jogavam água e batiam os braços e turistas atravessavam com os sapatos nas mãos.

Os incidentes de elevação das águas de Veneza são causados por uma combinação de fatores exacerbados pela mudança climática, que vão da elevação dos níveis dos mares e às marés anormalmente altas à redução das terras, que faz o nível do solo da cidade afundar.

Uma barreira contra inundações longamente adiada foi utilizada pela primeira vez em outubro, mas só é ativada para bloquear as marés potencialmente mais danosas de mais de 1,30 metro, e por isso não foi posta em operação no domingo.

(Por Manuel Silvestri)

Últimas