Mangá mostra rotina de crianças em lares de acolhimento no Japão

Sunny de Taiyo Matsumoto é uma história sobre infância e abandono

divulgação

Taiyo Matsumoto é um dos mangákas mais renomados do Japão, ainda está em exercício, e cada obra sua tem um toque especial. Mas em Sunny, esse toque especial é muito particular, é quase um retrato real do que o autor viveu em sua infância. Matsumoto também cresceu em um lar de acolhimento assim como os personagens de Sunny, isso faz a obra ser bastante pessoal. Sunny é considerada a obra favorita do próprio autor. A Editora Devir decidiu trazer a obra no selo Tsuto, tem um formato maior e com algumas páginas coloridas, compila duas edições originas e será completo em 3 volumes. O mangá pode ser encontrado aqui:

divulgação

https://amzn.to/2OniZnG

Sunny retrata a vida de um grupo de adolescentes órfãos que são criados em um lar de acolhimento. Um local onde os pais deixam as crianças quando não tem condição de criá-las. Matsumoto é habilidoso ao criar cada personagem e suas características únicas. Alguns são mais revoltados por viveram no (nome do local) outros até parecem aceitar bem a condição. Sunny é um velho carro abandonado onde as crianças brincam, alguns imaginam que estão dirigindo em uma estrada em uma perseguição policial. Outras, que estão apenas voltando para casa.

Matsumoto não trabalha com histórias longas, cada capítulo é único e conta um fragmento da vida das crianças.

A arte pode parecer estranha no começo, mas quando você se acostuma consegue reparar o quanto é bonita. O mangaká tem seu próprio estilo e abusa disso nos personagens humanos, mas repare que nos cenários e objetos de cena ele trabalha o mais próximo do realismo possível.

divulgação

Segundo a Devir, o volume 2 de Sunny está previsto para o segundo semestre desse ano.

A Devir já lançou outra obra do autor: Tekkonkinkreet. Outro mangá incrível, que também mostra a vida de dois órfãos, para você ter uma ideia de como esse assunto é recorrente nos mangás de Taiyo Matsumoto. E também pode ser encontrado na Amazon:

https://amzn.to/32ffYOn

Atualmente a Editora Viz está lançando nos Estados Unidos uma outra obra famosa de Matsumoto. Chama-se Ping Pong, um esporte muito popular no Japão, mas que dificilmente será lançada no Brasil.

https://amzn.to/32cGIiB

https://amzn.to/38Sa7jl