Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Cinema de Segunda

‘De Volta Para o Futuro’: melhor filme de todos os tempos faz 40 anos e segue perfeito

Clássico dos anos 80 influencia a cultura pop até hoje

Cinema de Segunda|Lello LopesOpens in new window

Michael J. Fox e Christopher Lloyd foram dupla imbatível em 'De Volta Para o Futuro'
Michael J. Fox e Christopher Lloyd foram dupla imbatível em 'De Volta Para o Futuro' Divulgação

De Volta Para o Futuro, o melhor filme de todos os tempos (segundo os estritos critérios/opinião do Cinema de Segunda), completa 40 anos nesta quinta-feira (3). E segue sendo perfeito. Um equilíbrio único de aventura, ação, romance, ficção científica e comédia que só o cinemão é capaz de proporcionar.

Dirigido por Robert Zemeckis, com produção de Steven Spielberg, De Volta Para o Futuro estreou nos Estados Unidos em 3 de julho de 1985. E logo se tornou um dos símbolos dos anos 80 e principal referência para qualquer assunto relacionado a viagem no tempo na cultura pop.

Veja também

O que faz de De Volta Para o Futuro tão especial?

Uma série de fatores ajudou De Volta Para o Futuro a se tornar esse clássico. A começar, é claro, pelo elenco inspiradíssimo. Michael J. Fox é o retrato do adolescente inquieto dos anos 80, apesar de já ter 24 anos quando gravou o filme.

A química dele com Christopher Llyod faz da dupla Marty McFly/Dr. Emmett Brown uma das mais emblemáticas do cinema. O elenco de apoio também não deixa barato: Lea Thompson, Tom Wilson e Crispin Glover brilham sempre que aparecem em cena.


A direção esperta de Robert Zemeckis e a trilha sonora envolvente de Alan Silvestri completam o cenário. Além, é claro, o roteiro corajoso, que acrescenta uma pitada de amor proibido (o interesse da mãe pelo filho) a uma história envolvente e de fácil compreensão.

Até mesmo os efeitos especiais envelheceram bem. O que mostra que um bom efeito prático é melhor que muita coisa genérica feita hoje por computador.


O filme também captou muito bem o espírito da época. Esse tipo de aventura juvenil era bem a cara da metade dos anos 80. E a ideia de voltar ao passado, com chance de alterar o próprio futuro, segue sendo atrativa.

O legado na cultura pop

De Volta Para o Futuro colocou o DeLorean, um projeto automotivo fracassado, como um dos carros mais icônicos de todos os tempos. E foi só o primeiro dos legados que deixou na cultura pop.


Hoje, não se pode falar em viagem no tempo do cinema sem citar De Volta Para o Futuro (é só lembrar, por exemplo, a referência ao filme em Vingadores: Ultimato).

Uma dupla formada por um cientista maluco e um adolescente também cansou de ser repetida, até de maneira mais galhofa, como em Rick and Morty.

Além, é claro, de apresentar o carro voador, um sonho de consumo até hoje não alcançado pela humanidade.

✅Siga o Cinema de Segunda no Instagram e veja mais dicas de filmes no Letterboxd!

✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.