‘O Sexto Sentido’ faz 25 anos e ainda funciona muito bem, mesmo já sabendo do plot twist
Filme foi lançado nos Estados Unidos em 6 de agosto de 1999
O Sexto Sentido, filme que projetou o diretor M. Night Shyamalan, completa 25 anos nesta terça-feira (6). E ele envelheceu muito bem. Ainda é um filmaço, mesmo você já sabendo do plot twist final que o fez famoso.
A história de Cole (Haley Joel Osment), um garotinho que consegue se comunicar com os mortos e é ajudado pelo psicólogo Malcolm (Bruce Willis), é extremamente bem contada. Funciona muito bem mesmo antes do plot twist.
Veja também
Boa parte do sucesso do filme também se deve ao elenco. Osment, Willis e Toni Collette (que interpreta a mãe de Cole) estão incríveis.
O filme teve um orçamento de US$ 40 milhões e faturou US$ 672 milhões nas bilheteiras. Foi o segundo filme mais visto de 1999, atrás apenas de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma.
Além disso, colocou Shyamalan na elite de Hollywood. Ele já tinha dirigido dois filmes (Praying With Anger e Olhos Abertos), que ninguém viu. Na época, o diretor chegou a ser chamado de “o novo Spielberg”, ainda mais com o sucesso de seus filmes seguintes: Corpo Fechado e Sinais.
A crítica também adorou O Sexto Sentido, e o filme recebeu seis indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor (Shyamalan), Melhor Ator Coadjuvante (Osment), Melhor Atriz Coadjuvante (Collette), Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.
O Sexto Sentido também inaugurou o estilo Shyamalan de fazer cinema, geralmente com um plot twist no final dos filmes. E esse estilo já pode ser visto novamente na próxima quinta-feira (8), quando o diretor estreia o seu novo filme, Armadilha.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.