Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como romance cheio de referências a músicas de Taylor Swift virou best-seller no Brasil

Mesmo antes de ser lançado, o livro infantojuvenil já era o mais vendido no país na plataforma de compras Amazon

Estante da Vivi|

Olá, leitoras e leitores.

A partir de hoje, segunda-feira (19), entra no ar este blog, com a missão de reunir novidades sobre o mundo dos livros e analisar como eles se relacionam com fenômenos pop da música, da TV, do teatro, do cinema e das redes sociais. Espero que gostem!

*

Quando Taylor Swift terminou seu relacionamento de seis anos com Joe Alwyn, no dia 8 de abril, o romance infantojuvenil Uma Tempestade de Verão (R$ 64,90; 320 págs.), da americana K. L. Walther, registrou um pico de vendas no Brasil: foi o mais vendido na plataforma de compras Amazon, 15 dias antes de ser lançado oficialmente pela editora Rocco.

Publicidade

O motivo: está repleto de referências a músicas da cantora, o que fez com que o assunto virasse um dos mais comentados no TikTok.

Diversos trechos estão destacados no perfil da booktoker Leoni Laner, como são conhecidos os tiktokers que usam os vídeos curtos do aplicativo para dar dicas de livros. É o romance com que todo swifter (fã da cantora) sonhou.

Publicidade

Originalmente publicado em 2021, o romance conquistou o título de best-seller em listas americanas antes de chegar ao país.

“Ele já chegou para nós sendo um sucesso no TikTok e adquirimos os direitos em um leilão. A presença da Taylor no Brasil no segundo semestre só reforça esse crescimento [de vendas]”, diz Ana Lima, editora-executiva da Rocco, sobre o anúncio da cantora, no início deste mês, de que faria shows da The Eras Tour, em São Paulo e no Rio, em novembro.

Publicidade

Trama

Uma Tempestade de Verão conta a história de Meredith Fox, uma jovem que, um ano e meio após perder a irmã, Claire, se afastou de todos: parou de sair com os amigos, distanciou-se da família e até largou o namorado. Com a chegada do verão, contudo, ela decidiu voltar a se socializar e a viver.

E resolve fazer isso justamente na viagem anual de veraneio que sua família realiza a Martha’s Vineyard, com tios, primos e agregados. Meredith fica empolgada especialmente em participar de um tradicional jogo de assassino que eles realizam toda temporada.

Quando decide formar uma aliança com Wit, um padrinho da parte do noivo, novos sentimentos começam a surgir. E, ao longo de uma tempestuosa semana, ela começa a enxergar uma luz no fim do túnel.

Selo young adult

O segmento de literatura infantojuvenil é hoje um dos propulsores do mercado editorial brasileiro e responde por mais de 35% das vendas gerais, afirma Bruno Zolotar, diretor comercial e de marketing da Rocco.

Isso se deve a séries clássicas, como Harry Potter, mas também à constante renovação de autores com novas temáticas, como é o caso de K. L. Walther, a autora de Uma Tempestade de Verão, ou de Hannah Grace, do também bombado Quebrando o Gelo (R$ 69,90; 517 págs.; Rocco).

"Temos que ressaltar que, assim como aconteceu com o Facebook na década de 2010, o TikTok tem tido papel fundamental na divulgação para esse público”, fala Zolotar.

É o que aponta também Kim Farrell, diretora-geral de operações do TikTok na América Latina: "Além de atrair muitos jovens para a leitura, [o TikTok] contribui com as mudanças nos hábitos de leitura no país, sendo uma maneira divertida e envolvente de descobrir novos livros e se conectar com outras pessoas que compartilham o mesmo interesse".

Taylor e os livros

A própria Taylor Swift já se declarou leitora ávida e compartilhou diversas vezes com os fãs os seus livros favoritos, como é o caso da saga Jogos Vorazes, que foi para os cinemas e para a qual ela compôs a canção Safe & Sound.

A autora também afirmou que os livros são fontes de inspiração para as suas letras, como Love Story, referência a Romeu e Julieta, de William Shakespeare, e a A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne, no trecho: “Cause you were Romeu, I was a scarlet letter” ("Porque você era Romeu, eu era uma letra escarlate", em tradução livre).

Na história, a personagem que tem a letra A marcada no peito sofre preconceito por ter cometido adultério e desafiado as normas sociais.

Wonderland é claramente influenciada pelo universo de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, ao mostrar uma relação amorosa que vai chegando ao fim com o tempo: “Didn't you calm my fears with a Cheshire Cat smile?” ("Você não acalmou meus medos com um sorriso do Gato Risonho?").

O clássico de Carroll também é lembrado em Long Story Short, com o refrão “I fall the pedestal right down the rabit hole” ("Eu caio do pedestal bem no buraco do coelho").

Getaway Car traz duas alusões: a “Bonnie e Clyde”, clássico casal de criminosos os anos 1930, e ao livro Um Conto de Duas Cidades, de Charles Dickens, que fala da miséria vivida em Londres e Paris no contexto da Revolução Industrial. “I was the best of times/The worst of crimes” ("Eu fui o melhor dos tempos/O pior dos crimes").

Bienal do Rio

K. L. Walther está confirmada para a 40ª edição da Bienal do Rio, que ocorre entre 1º e 10 de setembro, no Rio Centro, na Barra da Tijuca. Neste ano, o evento busca olhar para o futuro com uma programação que envolve audiovisual, games e outras narrativas.

Além de Walther, a iraniana Cassandra Clare, um dos principais nomes da literatura de fantasia e número 1 das listas do jornal The New York Times, também estará na Bienal, assim como Neal Shusterman, Julia Quinn e Abdi Nazemian.

Até mais!

VEJA TAMBÉM: Sete vezes em que Taylor Swift mostrou ser um gênio do marketing

" gallery_id="635075da19d224dde4000235" url_iframe_gallery="entretenimento.r7.com/prisma/estante-da-vivi/como-romance-cheio-de-referencias-a-musicas-de-taylor-swift-virou-best-seller-no-brasil-19062023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.