Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Blog da Fabíola Reipert
Publicidade

Falar que Faustão furou a fila do transplante porque é rico é um absurdo

Apresentador ganhou um novo coração em cirurgia realizada neste domingo (27)

Fabíola Reipert|Fabíola Reipert e Fabíola Reipert


Faustão passou por transplante de coração
Faustão passou por transplante de coração

O apresentador Fausto Silva, o nosso querido Faustão, passou por um transplante de coração neste domingo (27) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. E não demorou para muita gente falar nas redes sociais que ele conseguiu o órgão com rapidez porque é rico.

É um absurdo. Primeiro, porque o Brasil é referência em transplantes em todo o mundo. A lista de transplantes "é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada", segundo o Ministério da Saúde.

Depois, muitos fatores influenciam na hora de definir quem vai receber um órgão. A entrada na lista de transplantes é um desses fatores, mas não o único. A prioridade é o estado de saúde do paciente: quanto maior o risco de morte, mais em cima na fila ele fica. Tipo sanguíneo, peso e altura de doador e receptor e até o local onde o paciente está mudam a ordem do transplante.

"Foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso", informou o hospital em comunicado.

Publicidade

Luciana Cardoso, mulher de Faustão, afirmou que o apresentador entrou na fila do transplante no dia 8 de agosto. "Desde o dia da internação de emergência já sabíamos da necessidade do transplante", escreveu no Instagram.

Segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, quando o coração foi disponibilizado, 12 pacientes atendiam aos requisitos. Desse total, quatro tinham prioridade — Faustão ocupava a segunda posição nesta seleção. A equipe responsável pelo transplante do paciente que ocupava a primeira posição se decidiu pela recusa do órgão.

Publicidade

Ainda segundo o Ministério da Saúde, só na última semana (de 19 a 26 de agosto), 11 pacientes além de Faustão foram submetidos a transplantes de coração.

Em um story no Instagram, o filho de Faustão, João Silva, publicou um post de Enzo Celulari, seu amigo, que pede às pessoas que se informem antes de julgar. "1 - Seguimos em oração pela rápida recuperação do nosso querido Fausto após a realização do transplante bem-sucedido. 2 - Informem-se antes de julgar".

De Faustão a Selena Gomez: veja famosos que passaram por transplantes de órgãos

" gallery_id="64e6306c4b49550791000171" url_iframe_gallery="entretenimento.r7.com/prisma/fabiola-reipert/falar-que-faustao-furou-a-fila-do-transplante-porque-e-rico-e-um-absurdo-28082023"]

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.