IPVA 2025: SP divulga tabela com valor dos carros que será usada para calcular o imposto; consulte
Levantamento considera 13.057 modelos de veículos, cujos preços ficaram, em média, 0,57% mais baratos em relação a 2024
Garagem R7|Do R7
O boleto do IPVA 2025 está a caminho. Donos de veículos licenciados em São Paulo já podem consultar, a partir desta quarta-feira (18), o valor venal dos veículos que rodam no estado e ter uma base da “pancada” que vai levar no bolso no começo do ano — veja o calendário abaixo.
Os preços foram calculados a pedido da Secretaria de Fazenda do Estado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O valor exato do IPVA, ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, estará disponível na rede bancária “em breve”, segundo o governo paulista.
Porém, já dá para consultar o valor venal no Sivei (Sistema de Veículos) — uma página da própria secretaria de Fazenda paulista. Para a consulta, será necessário informar a placa do carro.
O percentual de imposto para veículos novos e usados registrados em São Paulo segue igual: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; e 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras.
IPVA 2025: prazo para pagar
Há três formas de pagar o imposto em dia: à vista com desconto, à vista sem desconto e parcelado. Todas as modalidades consideram o final da placa dos veículos.
Quando liberado o valor exato do imposto, basta o dono do veículo procurar a rede bancária credenciada, com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), para fazer o pagamento.
Pagamento à vista
Os donos de veículos podem pagar em cota única em janeiro, com desconto de 3%, ou em cota única em fevereiro, sem desconto.
Pagamento parcelado
Quem quiser acertar o imposto gradualmente, poderá pagar em até 5 vezes, de janeiro a maio, sem desconto, de acordo com cota mínima.
IPVA 2025 e a frota de veículos
Ao todo, a lista da Fipe inclui 13.087 modelos e versões de veículos de todas as marcas, com preços coletados em setembro de 2024. Os valores de mercado ficaram, em média, 0,57% menores.
Ao todo, há cerca de 29,4 milhões de veículos em circulação no estado de São Paulo, sendo que 19 milhões deles devem pagar IPVA. Outros 9,4 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.
Outros 950 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento — como taxistas, pessoas com deficiência e veículos oficiais. Ao todo, o governo paulista deverá arrecadar R$ 30,4 bilhões com o IPVA em 2025.
Isenção de IPVA para híbridos
Em 2025, veículos movidos a hidrogênio ou híbridos com motor elétrico e com motor a combustão flex movido a etanol, com valor de até R$ 250 mil, ficarão isentos do imposto. A medida partiu do governo paulista e foi aprovada pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).
Com a medida, o governo pretende incentivar o uso de veículos com fonte alternativa e renovável de energia de maneira a reduzir a emissão de poluentes e contribuir para a melhoria do meio ambiente.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.