Pai quer proibir escola de enviar lição de casa

Depois de participar de tarefa escolar do filho, pai entra na Justiça para abolir a lição de casa

Pai pede na Justiça que filho não tenha de fazer lição de casa

Pai pede na Justiça que filho não tenha de fazer lição de casa

Getty Images

Uma escola de São Sebastião de Arariboia foi surpreendida com uma ação movida por José Maria Tutupico, pai de um aluno do terceiro ano do Ensino Fundamental. Nela, o reclamante pede a suspensão imediata do envio de lições de casa que exijam a participação dos pais, alegando que a atividade tem causado transtornos psicológicos à família.

Em sua defesa, a escola afirma que a inclusão dos pais nas tarefas se deu após uma pesquisa que mostrou que 85% dos pais não sabem o que acontece no país. A ideia é que os filhos levem as principais notícias do dia à família para que, juntos, discutam os rumos da nação.

Porém, Tutupico evocou o artigo 1º da Nova Constituição Tupiniquim que declara que "todo cidadão tem o direito de viver em sua própria bolha sem se importar com o que acontece na vida real, pois o novo real é a verdade de cada um".

O menino de 10 anos, que gostava do momento em família, fez uma crítica à escola: "Vocês podiam ter pegado mais leve, né? Agora já era!" E mostra algumas matérias das últimas tarefas:

"Advogado diz que, se o crime já aconteceu, de que adianta punir?"

"Advocacia brasileira vai trabalhar para que ex-presidiário que assaltou o país reassuma a Presidência para roubar o pouco que restou."

"Juiz que vendeu sentenças é punido com aposentadoria compulsória e vai receber R$ 40 mil por mês pelo resto da vida, sem trabalhar."

"A temporada de chuvas deste ano provoca enchentes em áreas ‘racializadas’, gerando racismo ambiental e mudança climática para os mais pobres."

"Quem vai querer saber que está vivendo em um país desse?", questiona o menino. Ninguém soube responder, e as lições foram suspensas.

Esta crônica é uma ficção, mas poderia não ser.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas