Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Viva a Vida

Aleitamento Materno - Dr. Claudio Len.

Aleitamento Materno - Dr. Claudio Len.

AMAR MATERNIDADE|Do R7

Olá mamães, 

Na matéria de hoje, nosso querido pediatra Dr. Claudio Len, fala sobre o aleitamento materno.

Vamos conferir? 

O aleitamento materno é o assunto que mais desperta interesse para os pais nos primeiros dias de vida. O contato entre a mãe e o bebê é fortalecido em cada mamada, e os bebês ficam bem nutridos e se desenvolvem adequadamente.


Oriento que a amamentação seja de livre demanda, especialmente no primeiro mês de vida, e que os pais venham ao consultório uma vez por semana nesse primeiro mês para pesagens. Desta forma podemos acompanhar o aleitamento através do ganho de peso. Além disto, estas consultas semanais possibilitam uma proximidade entre os pais e os pediatras.

Aleitamento
Aleitamento

Para que o aleitamento corra bem, as mães devem ter tranquilidade (visitas em demasia costumam atrapalhar), devem estar bem alimentadas e com o sono em dia, na medida do possível. Não é uma tarefa fácil. Não há uma regra exata sobre qual a melhor técnica de amamentação e cada mãe vai achar a posição mais confortável para a dupla.


No início as mamadas são irregulares, não há uma rotina, e os bebês podem dormir por estarem satisfeitos ou pelo cansaço. Afinal, o esforço que fazem para sugar é intenso.

Por algum motivo que desconhecemos, alguns bebês não ganham peso adequadamente, apesar do esforço e da dedicação das suas mães. Elas sentem que tem leite, mas os bebês continuam com fome. Alguns bebês chegam a perder peso, e isto não á bom para o desenvolvimento e crescimento, que é muito rápido nesta fase. Neste momento todos devem ter paciência. O pediatra deve examinar o bebê e tentar rastrear alguma causa, como infecção, freio lingual curto, entre outras. Algumas cirurgias plásticas de mama, como a redução, também podem contribuir para um baixo ganho de peso.

Em alguns casos, apesar de todos os esforços, os bebês não engordam adequadamente. A complementação com fórmulas lácteas pode contribuir para o ganho de peso, mesmo que temporariamente. Com isto, os bebês ficam mais calmos e conseguem mamar no peito. E as mães conseguem descansar um pouco e produzem mais leite. Portanto, é ideal seguir as orientações do médico para que a mamãe e o bebê fiquem bem.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.