O Nascimento do Segundo Filho - por Dr. Claudio Len
O Nascimento do Segundo Filho - por Dr. Claudio Len
AMAR MATERNIDADE|Do R7
Olá pessoal,
Hoje o meu querido pediatra Dr. Cláudio Len, vai falar sobre um assunto que preocupa muuuuitos pais, "O Nascimento do Segundo Filho".
Vamos conferir?
O Nascimento do Segundo Filho
Muitos pais ficam preocupados com uma possível mudança de comportamento do primeiro filho na época do nascimento do segundo filho. "Penso que há muito mais mito do que realidade sobre esse assunto."Certamente há algum grau de sofrimento por parte do primogênito, e felizmente isto acontece. Afinal, ele passará a dividir a atenção dos pais e dos demais familiares com o novo membro da família. Acaba sendo um aprendizado e uma oportunidade para aprender e dividir.
Este processo é natural e a "adaptação" à nova configuração da família deva durar uns dois ou três meses. Se é que acaba algum dia...Todos devem ter calma, pois a quantidade de amor destinada ao primeiro filho sempre será a mesma. E cedo ou tarde ele vai perceber que o irmão veio para somar e não para diminuir. Mas certamente vai chamar a atenção ao máximo e para isto usa todas as suas energias, para o bem ou aprontando. Afinal, os pequenos são especialistas em aprontar. Tudo isto mostra que são espertos e inteligentes, e isto é muito bom!
Mas o que os pais podem fazer para minimizar estes "estresse" familiar? Gosto de falar nas consultas para os pais trabalharem em duas linhas: 1) mostrando que o bebê é de todos e 2) dedicando atenção exclusiva, o que é o mais importante. E o que fazer na prática? Sugiro que envolvam o primogênitonas atividades de cuidados com o bebê, como separar fraldas e roupas, por exemplo.
A dedicação exclusiva costuma ajudar muito, pois a criança passa a chamar menos a atenção quando percebe que não precisa dividir o tempo que tem com os pais (especialmente com a mãe) o tempo todo. Na prática sugiro que a mãe fique com o filho no quarto dele, e não em um parquinho , teatrinho, etc., e brinque por 30 a 60 minutos do que ele quiser. Brincadeiras simples, como desenhar, ler, brincar de massinha, carrinho e boneca. Nesta hora não pode atender celular, telefone, usar tablet, entre outros.
Dedicação exclusiva de verdade, cinco a sete dias por semana.
Faça o teste. O resultado será ainda maior do que o esperado.
Até a próxima!