Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Viva a Vida

Visitas no berçário - Dr. Claudio Len.

Visitas no berçário - Dr. Claudio Len.

AMAR MATERNIDADE|Do R7

Olá mamães!

Na coluna de hoje, nosso pediatra Dr. Cláudio Len, irá nos explicar sobre os cuidados que devemos ter com as visitas ao recém-nascido e à mamãe.

Vamos conferir?

Bebê
Bebê

O nascimento de uma criança é motivo de grande alegria para toda a família. A emoção do parto, as primeiras horas de vida e a primeira mamada são momentos muito especiais. Tradicionalmente os pais recebem muitas visitas de familiares e amigos na maternidade, para comemorar a data tão esperada. No entanto, os pais devem ficar atentos, pois visitas em demasia podem causar problemas para a mãe e para o bebê. 


Não podemos nos esquecer que depois do parto, seja espontâneo (normal) ou cirúrgico (cesárea), a mãe precisa descansar e dormir um pouco. E tem que dar de mamar com frequência, fazer alguns exames, controles hospitalares, entre outros... E dar atenção às visitas consome um tempo precioso, que é importante para mamadas e uma interação com o bebê. Afinal, o dia tem 24 horas e os bebês mamam a cada 2 ou 3 horas no início. Mamam para se nutrir e mamam, pois, querem ficar com as suas mães. Nada mais justo!

(Foto de internet) 


Se pensarmos pelo lado da saúde dos recém-nascidos, o excesso de contato com as visitas aumenta a exposição a infecções, especialmente as respiratórias, como os resfriados. Bebês que contraem resfriados não conseguem mamar bem, e em alguns casos os vírus podem ir para os brônquios, causando doenças indesejáveis, como a bronquiolite. Além disto, um bebê de até 3 meses com febre precisa fazer muitos exames e em alguns casos deve ser internado para receber antibióticos, mesmo que esteja muito bem.

Portanto, recomendo que os pais pensem com carinho neste assunto. Visitas na maternidade e mesmo em casa nos primeiros dias de vida podem atrapalhar; o ideal é que ocorram depois de 2 ou 3 meses do nascimento. Pensar em primeiro lugar na saúde é dever de todos nós.

Até a próxima coluna!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.