Cientistas afirmam que estes games e filmes promovem felicidade nos jovens; veja quais
Estudo sugere que atividades de lazer cuidadosamente selecionadas podem contribuir para o bem-estar e felicidade das pessoas
Viva a Vida|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um novo estudo afirma que certos jogos e filmes não são apenas divertidos — eles podem ajudar os jovens a lidar com o estresse e a tristeza, aprofundando seu senso de curiosidade, paz e propósito de vida. Isso oferece novas evidências de que atividades de lazer cuidadosamente selecionadas podem contribuir para o bem-estar e felicidade das pessoas.
Segundo os pesquisadores, jogar o game de mundo aberto “The Legend of Zelda: Breath of the Wild” e assistir a filmes do Studio Ghibli podem melhorar significativamente a felicidade geral e o senso de propósito na vida dos jovens.
Leia mais
O estudo, realizado por pesquisadores do Imperial College London, da Kyushu Sangyo University e da Georgia State University, envolveu 518 estudantes de pós-graduação. Os participantes foram aleatoriamente designados para jogar Zelda ou não e para assistir ou não aos filmes nostálgicos do Studio Ghibli, como “O Meu Vizinho Totoro” ou “O Serviço de Entregas da Kiki”. Os pesquisadores então mediram os sentimentos de exploração, calma, maestria de habilidades, propósito e felicidade na vida.
Simplesmente jogar “The Legend of Zelda” levou a índices mais altos de felicidade na vida, mas adicionar a nostalgia dos filmes do Studio Ghibli aumentou ainda mais a felicidade. O aumento nos índices de felicidade na vida deveu-se, em parte, a sentimentos mais intensos de exploração, calma, domínio e significado.
“O estudo atual revela uma descoberta fascinante: mergulhar na liberdade exploratória de ‘Breath of the Wild’ e na maravilha consciente dos filmes do Studio Ghibli pode nutrir ativamente capacidades humanas essenciais — exploração, tranquilidade, busca de propósito e felicidade — e, assim, oferecer caminhos valiosos para melhorar o bem-estar diário”, diz o autor Andreas B Eisingerich.
Com o aumento da ansiedade e da solidão entre os jovens, esta pesquisa sugere que o envolvimento cuidadoso com a arte e mundos interativos pode desempenhar um papel significativo em ajudar as pessoas a se sentirem mais felizes e realizadas.
O estudo foi publicado na revista científica JMIR Serious Games.
Perguntas e respostas
Quais jogos e filmes podem promover felicidade nos jovens?
Um novo estudo sugere que certos jogos e filmes, como "The Legend of Zelda: Breath of the Wild" e produções do Studio Ghibli, podem ajudar os jovens a lidar com o estresse e a tristeza, contribuindo para seu bem-estar e felicidade.
Qual foi a metodologia do estudo?
O estudo foi realizado por pesquisadores do Imperial College London, da Kyushu Sangyo University e da Georgia State University, envolvendo 518 estudantes de pós-graduação. Os participantes foram divididos aleatoriamente para jogar "Zelda" ou não, e para assistir ou não aos filmes do Studio Ghibli, como "O Meu Vizinho Totoro" e "O Serviço de Entregas da Kiki". Os pesquisadores mediram sentimentos de exploração, calma, maestria de habilidades, propósito e felicidade na vida.
Quais foram os resultados do estudo?
Os resultados mostraram que jogar "The Legend of Zelda" resultou em índices mais altos de felicidade. A adição da nostalgia dos filmes do Studio Ghibli aumentou ainda mais esses índices, com os participantes relatando sentimentos mais intensos de exploração, calma, domínio e significado.
O que diz o autor do estudo sobre os resultados?
Andreas B Eisingerich, um dos autores do estudo, afirmou que a pesquisa revela que a liberdade exploratória de "Breath of the Wild" e a maravilha dos filmes do Studio Ghibli podem nutrir capacidades humanas essenciais, como exploração, tranquilidade, busca de propósito e felicidade, oferecendo caminhos valiosos para melhorar o bem-estar diário.
Qual é a relevância desta pesquisa para os jovens?
Com o aumento da ansiedade e solidão entre os jovens, a pesquisa sugere que o envolvimento cuidadoso com a arte e mundos interativos pode desempenhar um papel significativo em ajudar as pessoas a se sentirem mais felizes e realizadas.
Onde foi publicado o estudo?
O estudo foi publicado na revista científica JMIR Serious Games.