Por que as mulheres estão ‘escondendo’ seus namorados nas redes sociais
Influenciadoras preferem manter o relacionamento em sigilo para não ofuscar a imagem de independência
Viva a Vida|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Nas últimas semanas, um debate ganhou força na internet: ter um namorado é constrangedor? A discussão começou após a publicação de um artigo da Vogue britânica, que mostra que muitas mulheres, inclusive influenciadoras, compartilham grande parte da rotina nas redes sociais, mas preferem manter seus relacionamentos em sigilo.
Segundo a revista, um dos principais motivos é o medo de parecer dependente de um homem diante dos seguidores. Muitas mulheres temem que um namoro acabe ofuscando a imagem de força e independência que transmitem na internet.
LEIA MAIS
Elas podem até publicar fotos misteriosas, segurando um buquê de flores, mostrando presentes ou em jantares a dois, mas preferem não expor a identidade da pessoa por trás das câmeras.
Atualmente, a influenciadora britânica Sophie Milner acumula quase 200 mil seguidores no Instagram, mas viu o número cair após revelar que estava em um relacionamento. Alguns fãs chegaram a pedir que ela não namorasse. Em entrevista à Vogue, Sophie disse que as mulheres podem se tornar “sem graça e diluídas online” quando aparecem com um homem.
Em alguns dos vídeos publicados nas redes sociais, Milner brinca de se arrumar combinando roupas com um namorado imaginário e diverte as seguidoras.
Manter um relacionamento em sigilo pode, inclusive, ser uma estratégia profissional. Com a romantização da “vida de solteira”, muitas influenciadoras temem que revelar um namoro possa prejudicar parcerias com marcas, já que qualquer mudança na narrativa pessoal impacta no engajamento, contratos e novas oportunidades de trabalho. Segundo Joseph, antes ser solteira era motivo de preocupação, mas agora está se tornando um status desejável.
Outras duas razões, para a escritora Chante Joseph, são o receio de inveja alheia e a sensação de “culpa” que algumas jovens sentem ao expor um relacionamento saudável enquanto apoiam lutas contra o machismo e a violência.
“Mesmo mulheres em relacionamentos lamentam os homens e a heterossexualidade – em parte por solidariedade a outras mulheres”, diz o artigo.














