Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Adega do Déco

Gotas Divinas: Ótima série sobre vinhos tem erros técnicos básicos

A ótima série Gotas Divinas (Drops of God) apresenta trama envolvente sobre o mundo do vinho, mas peca em algumas informações erradas que deveriam ter sido checadas. 

Adega do Déco|Do R7 e André Rossi

Ainda estou assistindo a Gotas Divinas (Drops of God), produção da AppleTV+, e mesmo sem ter terminado, já recomendo a todos que gostam do assunto e que curtem uma boa trama, pois além do tema ser delicioso, a história é muito boa e muito bem desenhada.

Em linhas gerais, o enredo da série, baseada em um mangá japonês, se desenrola entre a França, na região de Chateauneuf du Pape, e Tóquio, no Japão, quando Alexandre Léger, um grande especialista francês, morre e deixa a coleção de vinhos mais valiosa do mundo para ser disputada entre seus dois herdeiros: Camille, filha biológica do especialista, mas que o viu pela última vez aos nove anos, após o divórcio de seus pais, e Issei Tomine, um extraordinário pupilo de Alexandre.

Para herdar sua preciosa adega, ambos serão submetidos a três testes cegos para descobrirem qual o vinho está sendo servido. O detalhe: Camille não pode tomar nada alcoólico, pois passa muito mal.

Ainda não cheguei ao fim, não sei como serão os próximos capítulos. Masssssss, no terceiro episódio – total de 8 – um diálogo chama a atenção, entre Camile e um dos assessores que a está ajudando nesta dura missão:


Vega Sicilia e Cheval Blanc são elaborados com as mesmas variedades de uvas. A diferença está no método de envelhecimento. Enquanto o Vega Siclia usa barricas antigas de carvalho, o Cheval Blanc usas barricas novas”.

Vinho Espanhol Vega Sicilia Unico
Vinho Espanhol Vega Sicilia Unico

Bom, existem 2 informações erradas aí no meio. A primeira é em relação às uvas. Vega Sicilia é um vinho espanhol, talvez o mais reputado (ou um dos mais reputados) de lá. Produzido na região de Ribera del Duero, ele tem como base a uva Tempranillo, a tinta mais difundida na Espanha, mas também leva um percentual de Cabernet Sauvignon e esse percentual varia de ano pra ano, mas normalmente não passa dos 20%, sendo geralmente menos.


Já o Cheval Blanc é um dos grandes vinhos franceses da região de Bordeaux e tem como base as uvas Cabernet Franc e Merlot e um complemento de Cabernet Sauvignon. Novamente, a proporção de cada uva varia de ano pra ano, mas o certo é que a Cabernet Sauvignon entra sempre como coadjuvante e nunca como uva principal.

Então, por mais que ambos tenham Cabernet Sauvignon em sua composição, é errado dizer que estes dois vinhos são produzidos com as mesmas uvas! Se quisessem fazer alguma comparação em relação às uvas, poderiam dizer que ambos têm uma mesma uva em sua composição como componente minoritário.


Vinho Francês Cheval Blanc
Vinho Francês Cheval Blanc

A outra informação errada vem do uso das barricas. Na série, eles dizem que o Vega Sicilia usa apenas barricas de carvalho usadas e o Cheval Blanc usa apenas barricas novas. O envelhecimento de ambos também varia de ano pra ano, mas uma coisa é certa: O Vega Sicilia utiliza barricas novas e usadas, enquanto o Cheval Blanc usa, sim, apenas barricas novas, como os personagens disseram.

Mas apesar destes deslizes, a ideia deste texto não é criticar e sim esclarecer uma informação que pode passar desapercebida e deixar as pessoas mal informadas. Também podemos pensar pelo lado da licença poética, de que é tudo ficção. Mas este tipo de situação, quando pegamos um produto real, tem que tomar cuidado e passar as infos certas.

De qualquer forma, até agora, o seriado é muito, muito bom e vale a pena perder algumas horas na frente da TV. De preferência, com uma taça de vinho à mão!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.