Logo R7.com
Logo do PlayPlus

O rótulo de vinho que é uma obra de arte

Rótulo da vinícola Catena Zapata conta a história da uva Malbec

Contra Rótulo|Dado LancellottiOpens in new window

@contra_rotulo_Dado Lancellotti_CATENA ZAPATA MALBEC ARGENTINO_Copyright Dado Lancellotti

Este é um dos mais belos rótulos que conheço🤩.

Lançado em 2015 pela icônica Bodega Catena Zapata foi inspirado na história do Malbec Argentino🍇. A etiqueta percorre 10 séculos da variedade e foi idealizada pela historiadora Adrianna Catena, herdeira da linhagem, que também mantém seu projeto pessoal na El Enemigo Wines.

Adrianna Catena Reprodução Instagram @catenawines

A fábula contada por Adrianna honra o Malbec e suas raízes na França, além da sua ascensão na Argentina. O rótulo foi desenhado pela Stranger & Stranger, uma empresa de branding e design de embalagens especializada em bebidas alcoólicas, com arte fornecida por Rick Shaefer, e retrata quatro figuras femininas emblemáticas que representam diferentes marcos na cronologia da notável uva.

@contra_rotulo_Dado Lancellotti_CATENA ZAPATA MALBEC ARGENTINO - caixa_Copyright Dado Lancellotti

⭐️A 1ª mulher é Leonor da Aquitânia e simboliza o nascimento da Malbec. Nascida em 1137, ela foi a duquesa da Aquitânia, rainha consorte da França entre 1137 e 1152 e mais tarde rainha consorte da Inglaterra de 1154 a 1189 – a “rainha consorte” é a esposa do rei reinante. Leonor é retratada como “uma forte presença do Velho Mundo, persistente na ponte em Cahors, onde o Malbec se destacou”.


⭐️A 2ª mulher é uma imigrante, representando o movimento de colonos da Europa para o Novo Mundo que começou de fato no século 16. Ela demonstra o sacrifício de “desconhecidos exploradores e aventureiros que conectaram a Europa com as Américas”.

⭐️A 3ª mulher reproduz a filoxera, um inseto microscópico que dizimou as vinhas europeias no final do século 19. Embora seja retratado aqui como feminino, Laura observou que a filoxera é de fato transgênero.


⭐️A última mulher, que indica os dias atuais, é a própria Adrianna, homenageada com seu nome no famoso vinhedo Adrianna de Catena, instalado por seu pai Nicolás Catena Zapata a quase 5 mil pés acima do nível do mar em Gualtallary com o objetivo de encontrar o local mais fresco para o cultivo de videiras em Mendoza. Plantado originalmente com mudas de Cabernet Sauvignon e Chardonnay da França, incluíram mais tarde o Malbec retirado do vinhedo Angélica de 75 anos.

Um lindo tributo ao legado da família Catena Zapata👏🏻👏🏻, que desde 1902 teve papel fundamental na ressurreição da variedade e que hoje tem Laura, filha primogênita de Nicolás, na administração.


Saúde e boa semana🍷!

Para saber mais acompanhe o perfil @contra_rotulo no Instagram e no Threads.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.