Logo R7.com
RecordPlus

Obesidade em pauta: evento discute doença e combate ao estigma

A 6ª edição do evento acontece neste sábado (7) e propõe um debate científico sobre tratamento, saúde e os desafios enfrentados por quem vive com obesidade

Obesidade sem Tabu|Mariana VerdelhoOpens in new window

  • Google News
Encontro promovido pela ONG Obesidade Brasil acontece em 7 de março, em formato híbrido, e reúne profissionais de saúde, pesquisadores e pacientes para debater tratamento, ciência e informação de qualidade sobre obesidade. Pixabay

Como eu sempre digo aqui, a obesidade ainda é cercada por desinformação, preconceito e simplificações perigosas. Durante muito tempo, a doença foi tratada apenas como falta de força de vontade ou descuido individual — uma visão equivocada que ainda impacta milhões de pessoas. Para ampliar esse debate a partir da ciência e da informação de qualidade, a ONG Obesidade Brasil realiza, neste sábado (7), a 6ª edição do evento “Obesidade em Pauta”.

Com o tema “Conversas Brasileiras”, o encontro acontece em formato híbrido, das 8h às 18h, reunindo especialistas de diversas áreas da saúde, pesquisadores, jornalistas e pessoas que vivem com obesidade. A proposta é discutir a doença a partir de uma perspectiva científica e multidisciplinar, reforçando que a obesidade é uma condição crônica e multifatorial.


O Obesidade Sem Tabu estará presente no evento acompanhando os debates e, nas próximas semanas, você vai encontrar aqui no blog conteúdos com os principais temas discutidos, entrevistas com especialistas e reflexões sobre os caminhos do tratamento da obesidade no Brasil.

Para mim, acompanhar esta edição do evento também tem um significado especial. No ano passado, enquanto me recuperava da cirurgia bariátrica e ainda estava na fase da dieta líquida, acompanhei o Obesidade em Pauta de casa, pela internet. Naquele momento, o blog ainda não existia oficialmente, mas o projeto já havia sido aprovado pela direção do R7.


Aliás, uma coincidência curiosa: o blog foi aprovado no mesmo dia em que fiz a cirurgia bariátrica.

Um ano depois, estarei no evento presencialmente, ouvindo especialistas, conversando com profissionais de saúde e trazendo para cá o que há de mais relevante no debate sobre obesidade.


Cada vez mais reconhecida por entidades médicas e científicas como uma doença complexa, a obesidade envolve uma combinação de fatores biológicos, sociais, emocionais e ambientais.

Por isso, o tratamento também precisa considerar diferentes dimensões da saúde.


Segundo o cirurgião bariátrico Dr. Carlos Schiavon, presidente da ONG Obesidade Brasil, o avanço no cuidado depende de uma abordagem integrada.

Dr. Carlos Schiavon, presidente da ONG Obesidade Brasil ARQUIVO PESSOAL

“Hoje sabemos que o cuidado efetivo envolve acompanhamento clínico, nutricional, psicológico e, em alguns casos, cirúrgico. Eventos como esse ajudam a alinhar práticas e combater desinformação”, explica.

Falar sobre obesidade com base em ciência, informação e respeito ainda é urgente. Eventos como o Obesidade em Pauta ajudam a ampliar esse debate e a combater o estigma que tantas pessoas enfrentam todos os dias. Eu estarei lá acompanhando tudo de perto para trazer os principais temas e reflexões. E, se você também quiser participar, ainda dá tempo: as inscrições ficam abertas até o final desta sexta-feira (6), pelo site www.diainternacionaldaobesidade.com.

Lembre-se: a informação pode não resolver tudo, mas é sempre o primeiro passo para mudar realidades.

Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.