Minha casa ficou mais aconchegante depois que comecei a decorar para mim e não para as visitas
Tem abajur no banheiro, sim! Foto na cozinha, também! Como transformei a vibe do meu apartamento alugado usando a fotografia e a iluminação.

Sempre que eu falo sobre decoração, faço questão de reforçar uma coisa: não acredito muito em dicas prontas. Casa não é vitrine, nem catálogo. Casa é extensão da nossa história, do nosso jeito de viver, do jeito que a gente ocupa o espaço. E isso muda de pessoa pra pessoa.
Mas, mexendo no meu apartamento alugado nos últimos meses, descobri duas coisas que funcionam quase como um consenso universal quando o assunto é deixar tudo mais aconchegante: iluminação e fotografia.

MUDEI A VIBE DO MEU STUDIO SEM QUEBRAR NADA


PRIMEIRO DE TUDO: LUZ QUENTE PARA DEIXAR TUDO MAIS ACONCHEGANTE
A primeira grande virada aqui em casa surgiu quando eu abandonei de vez aquela luz branca que veio como padrão no meu apê alugado. Aquela luz parecia mais um consultório do que uma casa. A luz amarelada, mais baixa e indireta, mudou completamente a percepção do espaço, e, honestamente, até o meu humor.
Como moro em apartamento alugado, não dá pra sair quebrando teto ou refazendo elétrica. Então os abajures viraram meus maiores aliados. Espalhar pontos de luz pelo ambiente, em vez de concentrar tudo no teto, cria camadas, sombras e uma sensação muito mais acolhedora.
NÃO TEM REGRA... VALE COLOCAR ABAJUR NA CASA TODA. INCLUSIVE NO BANHEIRO!

Quem acompanha o Vivendo em Studio pode usar o código VIVENDO no site do Estúdio Weg, que ofereceu 10% de desconto para leitores. Eles produzem abajures em pequena escala, o que já reduz impacto ambiental, e unem design autoral com tecnologia de impressão 3D. Além disso, as cúpulas são cambiáveis, então um mesmo abajur vira vários… Para quem mora em apartamento studio, onde cada objeto precisa ser multifuncional, faz toda a diferença.
É muito gostoso chegar na casa de alguém e ficar olhando as paredes com fotos e os porta-retratos com aqueles registros inesquecíveis de família. Pode reparar, essas casas que a gente visita são as que a gente se sente mais acolhido.
A gente tira foto o tempo todo, mas quase sempre essas imagens ficam presas no celular, esquecidas na nuvem. Quando essas fotos ganham vida, quando viram objetos dentro da casa, elas passam a fazer parte positivamente da nossa rotina.
Eu moro sozinho e pode parecer besteira, mas olhar para a foto com meus pais (que moram longe), quando eu sento no sofá depois de um dia cansativo, me traz muita paz.

COMPOSIÇÕES COM QUADROS PODEM AJUDAR A CONTAR UMA HISTÓRIA ATRAVÉS DE IMAGENS
No meu apartamento studio, as fotos foram impressas pela BJ Mais e usei a mesma regra dos abajures: não tem lugar certo ou errado para colocar foto. Tem foto na sala, em porta-retratos duplaface que podem mudar apenas mudando de lado, na cozinha, através de imãs de geladeira, e até no banheiro, onde fiz uma seleção com imagens de paisagens das viagens por onde fui.

O trabalho feito pela BJ Mais é bem diverso, tem diferentes formas de tirar as fotos da galeria e colocar na sua casa. Um encontro entre fotografia, design e afeto que começou como um projeto de um casal apaixonado por decoração, a Bruna Marques e o João Ribeiro.
CASA ACONCHEGANTE É AQUELA QUE A GENTE SE SENTE ACONCHEGADO.
Falei como a iluminação indireta e quente e a fotografia transformaram minha casa em um espaço mais aconchegante. Mas e para você?! O que te faz ficar em paz no seu lar? Na entrevista com o Lufe Gomes, ele reforçou como precisamos decorar a nossa casa primeiro para a gente, sem se preocupar com o outro.
No fim do dia, tudo tem a ver com olhar para o espaço com mais carinho e entender o que te representa. Às vezes, pequenas mudanças já transformam tudo.
Porque casa boa não é a que impressiona visita. É a que abraça quem mora.
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












